O diretor-presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Berend Bouwman, destacou a importância de a Assembleia Legislativa do Paraná participar do Agroleite, principal vitrine da tecnologia do setor da América Latina, que ocorre em Castro entre os dias os dias 8 e 11 de agosto. O projeto Assembleia Itinerante vai levar a estrutura do Legislativo para a feira no dia 10. Em entrevista, Bouwman parabenizou a iniciativa de aproximar o Poder Legislativo da população. “Considero muito bom a Assembleia ir para as cidades, rodar o Estado e participar dos eventos promovidos no interior. É uma oportunidade para que os cidadãos entrem em contato com os deputados e autoridades em um ambiente mais próximo, oportunizando uma interação diferente e permitindo a apresentação de demandas que irão beneficiar sua região”, disse. A Castrolanda é responsável pela organização do Agroleite.
Para o presidente da Castrolanda, o programa da Assembleia que está rodando os principais municípios do Paraná levando o trabalho do Legislativo se encaixa com os objetivos do Agroleite. “Estamos muito felizes com esta participação da Assembleia Legislativa no nosso evento. O Agroleite está em sua 23ª edição, apresentando o melhor da cadeia do leite na América Latina. É uma grande vitrine a céu aberto de todas as tecnologias e inovações a disposição dos produtores da região e de todo o Brasil. A presença da Assembleia com certeza nos fortalece e traz visibilidade ao nosso evento”, avaliou.
Na última edição, em 2022, o Agroleite recebeu 120 mil pessoas do Brasil e do exterior, vindos de países como Argentina, Paraguai, Guiana Francesa, Estados Unidos, Canadá, Holanda, Alemanha e França. Participaram da feira 250 empresas, entre nacionais e multinacionais, e 500 animais das raças leiteiras. O evento movimentou R$ 149 milhões em negócios. Já a Assembleia Itinerante foi lançada pela Mesa Executiva para ouvir a sociedade organizada, receber as demandas das regiões e dar as respostas em forma de leis e ações junto ao governo estadual e outros órgãos. O programa faz parte uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo.
Segundo Bouwnman, a parceria gera expectativa e vai render frutos para a população, com bons resultados para o agronegócio e o setor leiteiro. “O agronegócio é muito forte no município de Castro. Somos líderes em produção de leite no Brasil, o que nos rendeu o título de Capital Nacional do Leite. Também temos uma expressiva produção de grãos. O agro é o grande gerador de renda e de empregos na cidade. Essa proximidade com a Assembleia para nossa região não poderia ser mais positiva, pois aqui os deputados poderão conferir um pouco do que toda essa cadeia movimenta. Também poderão verificar oportunidades de contribuir para que ela continue crescendo, fazendo com que o estado do Paraná permaneça como referência em produção agropecuária”, comentou.
No dia 10, os deputados estaduais recebem entidades do agronegócio e de classe e de membros da sociedade civil organizada para ouvir demandas. Durante as atividades, um documento com as sugestões da região será recebido pela Assembleia Legislativa. Ainda de acordo com a programação, pessoas de destaque na sociedade de Castro e da região dos Campos Gerais receberão diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa. A população também poderá se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo, fazendo propostas e sugerindo iniciativas para os parlamentares. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos informativos sobre as atividades legislativas.
A Assembleia Itinerante está passando pelas feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados recebem prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população. No dia 17 de agosto, o projeto passa por Santo Antônio da Platina, durante a Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Santo Antônio da Platina (EFAPI). A iniciativa já foi realizada nas cidades de Londrina, Maringá e Paranaguá.