04/08/2023 às 17h26min - Atualizada em 04/08/2023 às 17h26min
Convênio permitirá emissão da carteira de identidade aos alunos da Rede Municipal
Da Redação
Thiago Dutra/PMFI Um projeto inédito desenvolvido pelo Instituto de Identificação, órgão ligado à Polícia Civil do Paraná, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação vai contribuir para a emissão da primeira ou segunda via da carteira de identidade - registro civil – de aproximadamente 4 mil alunos das 50 escolas da rede.
O convênio prevê a implantação de um posto de atendimento itinerante, totalmente informatizado, onde servidores da educação - já capacitados pela Polícia Civil - farão o atendimento dos alunos, após o consentimento dos pais, que devem encaminhar a certidão de nascimento da criança previamente. “Temos uma demanda muito grande de alunos que não possuem RG ou estão com documentos antigos, como não alfabetizados. Esse projeto da Polícia Civil vem de encontro a uma demanda antiga das nossas unidades de ensino”, explica a secretária da educação Maria Justina da Silva.
O projeto-piloto aconteceu no mês de maio na Escola Municipal Ademar Marques Curvo, no bairro Vila São Sebastião, onde foram confeccionadas 08 carteiras de identidade. A retomada será na próxima terça-feira (08), na mesma unidade escolar, das 8h às 17h, onde mais 13 alunos serão atendidos.
Na quinta-feira (10), será a vez dos alunos da Escola Municipal Carlos Gomes, que por conta das obras de reforma da unidade, estão frequentando a Escola Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo. Nesta unidade, devem ser atendidas outras 27 crianças. “Vamos retomar o projeto na terça (08) e quinta-feira (10), para avaliar a demanda e organizar o cronograma por região. Temos dois servidores, que são secretários de escola, capacitados junto ao Instituto de Identificação e as ações devem ocorrer ao longo do ano ns demais escolas” explicou Joyce Paz, coordenadora do Setor de Convênios, Parcerias e Gestão de Programas Federais da Secretaria de Educação.
Os equipamentos para a confecção dos RGs, como computador, leitor biométrico, scanner e impressora foram cedidos pela Polícia Civil, através de uma parceria com a Itaipu Binacional e colaboração da Secretaria de Educação. A documentação dos alunos – certidão de nascimento e CPF original – é previamente recolhida pelas unidades de ensino com a autorização assinada pelos pais. Após a emissão, os pais retiram o novo RG da criança na própria escola.