04/08/2023 às 08h39min - Atualizada em 04/08/2023 às 08h39min
Governo do Estado assina ordem de serviço para construção do novo Conselho Tutelar de Rolândia
AEN
Reprodução/SEDEF O município de Rolândia, no Norte do Estado, comemorou mais uma conquista nesta quinta-feira (3). O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o prefeito Aílton Aparecido Maistro e a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), Juliana Sabbag, assinaram a autorização para início da obra do Conselho Tutelar da cidade.
Com investimento de R$ 1.320.000,00, destinado pelo Fundo Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, o espaço será adequado para atender a população vulnerável, além uma obra sustentável ambientalmente.
“Esse era um sonho muito antigo aqui dos conselheiros, visto que não temos um lugar adequado para ouvir e atender as famílias. Hoje é a realização de um grande sonho para nós, mas também para a população”, destacou o presidente do Conselho Tutelar Municipal, Rogério Santana.
Localizado no bairro Vila Oliveira, o edifício terá cinco salas individuais para o atendimento, brinquedoteca, espaço para adolescentes com computadores, além de lugar para convivência, trazendo mais conforto para os funcionários e as famílias recebida.
A previsão é que seja construído em aproximadamente 180 dias e todos equipamentos e mobiliários também serão adquiridos com recursos do Fundo, deliberados pelo Cedca.
Segundo o prefeito, esta era uma reivindicação antiga da população e que agora será atendida. “Só tenho a agradecer ao governador Ratinho Júnior, a esta gestão que acompanha os prefeitos, entende as suas necessidades e que olha nossos projetos com carinho. Essa é mais uma conquista para Rolândia e que não será esquecida”, disse Maistro.
De acordo com Juliana Sabbag, o conselheiro tutelar é peça fundamental na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, que os auxilia nas situações de dificuldades. “Esse espaço garante aos técnicos melhor acomodação, mas principalmente vai melhorar no atendimento das famílias”, completou.
SEDEF dos Municípios
Também nesta quinta-feira, no município de Jaguapitã, aconteceu a 7ª edição do Sedef nos Municípios, que tem como objetivo levar capacitação, esclarecimentos e diretrizes para o uso dos recursos públicos destinados para as áreas da Criança e Adolescente, Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Juventude, além de auxiliar os técnicos municipais nos processos de prestação de contas e seus sistemas.