03/08/2023 às 16h30min - Atualizada em 03/08/2023 às 16h30min
Educação no trânsito busca formação cidadã enfatizando respeito e responsabilidade
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMS A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança Pública (Semutrans), de Sarandi, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), segue com ações de conscientização com palestras para estudantes da rede municipal de ensino. No primeiro semestre foram atendidas mais de mil crianças de 17 escolhas. A previsão é dobrar esse número até final de ano para cumprir a meta do projeto ‘Juntos Salvamos Vidas’.
Na manhã, desta quinta, 3, mais uma turma se acomodou no auditório da Semustrans/GCM para a importância da faixa de pedestre, do respeito à sinalização e aos semáforos, de forma a se comportar no trânsito com respeito, cordialidade e, principalmente, senso de responsabilidade como pedestre, ciclista, motociclista ou motorista. O trabalho junto às crianças tem alcançado resultados muito positivos.
A ideia de levar a educação de trânsito para crianças está relacionada a formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o cotidiano das cidades. Além disso, contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida. Essa abordagem auxilia, na compreensão da criança em relação aos elementos e às situações vivenciadas no cotidiano.
“Orientamos as crianças em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro. Aqueles que usam bicicletas, skates, patins e patinetes devem aprender que existem faixas para ciclistas e outros lugares apropriados e seguros para a diversão, que nem sempre são as vias públicas.”, afirma a instrutora GCM Kaise Samara Peixoto Soares Santana.