Em uma tarde de grande exibição, o líder Botafogo não deu chances ao Coritiba e triunfou com autoridade por 4 a 1 no estádio Nilton Santos, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gustavo Sauer e Tiquinho Soares foram os destaques do Alvinegro, marcando dois gols cada, enquanto Bruno Gomes descontou para o Coxa. Com esse resultado, o Glorioso atinge a marca de 43 pontos na tabela, abrindo uma vantagem de 12 pontos em relação ao segundo colocado, Flamengo, e garante, de forma antecipada, o título simbólico do primeiro turno do Brasileirão. Por outro lado, o Coritiba permanece na zona de rebaixamento, com apenas 14 pontos conquistados.
Com essa vitória expressiva, o Botafogo confirma seu domínio no campeonato, tornando-se inalcançável pelos adversários até o final da primeira metade da competição. A partida marcou também a primeira vitória de Bruno Lage como técnico do Botafogo, após os dois empates iniciais contra Patronato e Santos.
Logo aos dois minutos, o Botafogo abriu o placar quando Gustavo Sauer pegou a sobra e mandou uma bomba para o gol, depois de uma jogada de Victor Sá. O Coritiba, no entanto, empatou o jogo oito minutos depois, com um belo gol de Bruno Gomes, aproveitando um rápido contra-ataque.
O Coritiba chegou a marcar o segundo gol em um novo contra-ataque, mas o VAR interveio e anulou o lance por uma falta na origem da jogada. Aproveitando-se das oportunidades, o Botafogo marcou mais dois gols antes do intervalo: primeiro, Tiquinho Soares cabeceou com precisão após cobrança de escanteio de Gustavo Sauer; depois, em uma bela jogada coletiva, Victor Sá driblou o marcador e cruzou para Gustavo Sauer marcar seu segundo gol na partida.
Na segunda etapa, o Coritiba teve dificuldades em segurar o ímpeto ofensivo do Botafogo, e os cariocas ampliaram ainda mais sua vantagem com um gol de cabeça de Tiquinho Soares, após um cruzamento de Victor Sá.
Mesmo com o resultado negativo, o técnico Thiago Kosloski manteve a postura ofensiva do Coritiba, mas a equipe paranaense não conseguiu converter suas chances em gols. O Botafogo soube administrar a vantagem e garantir a vitória com tranquilidade.
O próximo desafio do Botafogo será na quarta-feira, contra o Guarani-PAR, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Já o Coritiba enfrentará o RB Bragantino no domingo seguinte, pelo Brasileirão. Ambos os jogos estão marcados para as 18h30.