25/07/2023 às 12h00min - Atualizada em 25/07/2023 às 12h00min
No retorno às aulas, Prefeitura de Maringá garante ambiente seguro nas unidades escolares
Da Redação
Rafael Macri/PMM As medidas de segurança adotadas de forma ágil e antecipada pela Prefeitura de Maringá nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas garantem a proteção dos alunos e profissionais da educação. Desde abril deste ano, as 116 unidades escolares da rede municipal contam com seguranças particulares treinados e que atuam durante todo o período de aula para reforço da segurança e garantia de ambientes seguros para o processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, o município consolidou outras medidas, desenvolvidas de forma integrada entre as secretarias de Educação e Segurança, para garantia de ambientes seguros nos Cmeis e escolas municipais. Confira as medidas implantadas e em funcionamento na rede municipal:
- Manutenção de linha direta e exclusiva para as unidades entrarem em contato com o Centro de Controle Integrado (CCI), que conta com equipes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar;
- Capacitação de servidores sobre acionamento do botão do pânico, já instalado em toda a rede municipal;
- Rondas constantes nas unidades pela Guarda Civil Municipal;
- Parceria da Guarda Municipal com Polícia Militar para patrulhamento no entorno das escolas e Cmeis;
- Ampla rede de apoio especializada na Secretaria de Educação para atendimento das crianças;
- Instalação de interfones com câmeras de vídeo;
- Processo em andamento para compra de câmeras de segurança para as unidades.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destaca que a adoção das medidas de forma antecipada pela Prefeitura de Maringá garantiram tranquilidade e segurança aos ambientes escolares.
“Os seguranças proporcionam mais tranquilidade para toda a comunidade escolar e reforçamos diariamente todas as medidas com as equipes dos Cmeis e escolas municipais. Com esse ambiente seguro e acolhedor, os pais podem manter a tranquilidade e os alunos têm condições de desenvolvimento pleno”, diz.
Em caso de dúvidas, a comunidade deve entrar em contato com a Seduc pelo telefone (44) 3221-6900 ou com a Guarda Civil Municipal, pelo 153.