Referência da Atenção Hospitalar na Linha de Cuidado Integral à Saúde da Mulher e Atenção Materno Infantil, o Hospital Universitário de Cascavel (HUOP) realizou o primeiro parto de quadrigêmeos no Centro Obstétrico, na semana passada. A unidade é a porta de entrada para a urgência e emergência e referência na assistência às gestantes de alto risco em toda a Região Oeste.
Desde o início da gestação, Juliana Gimenes, 28 anos, fez o acompanhamento médico até o nascimento dos bebês (Maria Vitória, Gabriel, Rafael e Samuel) no HUOP. Os recém-nascidos permanecem internados recebendo cuidados para que se desenvolvam normalmente até receberem alta hospitalar.
Além da parte estrutural, o investimento garante a instalação do aquecimento de água, sistema de climatização, forro, bancadas e pias, iluminação, refúgio e espaços externos de urbanização e estacionamento.
Atualmente são realizados aproximadamente 400 partos por mês e, com a construção da nova, ala este número deve dobrar. “Essa obra estava parada há anos e hoje é uma realidade, fruto dos investimentos deste governo para regionalizar a saúde, levando atendimento de qualidade para todos os paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
Ainda ano passado, a Sesa repassou um equipamento de ultrassom no valor de R$ 479 mil aos hospital para auxiliar os atendimentos nas áreas de ginecologia, obstetrícia 2D, volumetria para diagnóstico e procedimentos ambulatoriais relacionados à medicina fetal (amniodrenagem e amniocentese diagnóstica), além de procedimentos cirúrgicos intra útero, urologia, cardiologia fetal, vascular, cerebrovascular e pequenas partes.