12/07/2023 às 08h30min - Atualizada em 12/07/2023 às 08h30min
Ciclone extratropical traz rajadas fortes de vento, chuvas e nova onda de frio ao Paraná
Da Redação
Gilson Abreu/AEN As temperaturas devem despencar até o final da semana em todo o estado com fortes rajadas de vento. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros em toda a região sul vão cair, trazendo uma nova onda de frio aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (12).
De acordo com o Simepar, os ventos que ganham intensidade ao longo do dia, superando os 60 km/h em muitas cidades da metade sul paranaense. O órgão alerta ainda para uma intensa frente fria que avança sobre o Paraná, provocando muitos eventos de chuva acompanhados de descargas elétricas. O risco para eventos severos é alto especialmente no Noroeste, Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e o Leste paranaense, entre a tarde e noite.
Em Curitiba, a mínima entre quinta e sábado não passa dos 7°C, tendo na quinta (13) uma mínima de 4°C. Em londrina, as temperaturas, que ainda estão mais altas para essa época do ano, podem chegar aos 6°C no final de semana. No litoral paranaense, o ciclone extratropical além de ventos, podem trazer tempestades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta para a formação de um ciclone extratropical, nesta quarta-feira (12), na região Central do Rio Grande do Sul. Os ventos podem chegar a até 110 km/hora no estado gaúcho e vão atingir, com menor intensidade, os estados do Paraná e Santa Catarina.
O que é um ciclone extratropical? Ciclone extratropical é um fenômeno atmosférico caracterizado por sistemas de baixa pressão que se instalam nas áreas de média e alta latitudes do planeta Terra em ambos os hemisférios. Esses sistemas são causados pela diferença de temperatura entre massas de ar frio e massas de ar quente que, ao se deslocarem em sentidos opostos, acabam se chocando. Por isso, dizemos que os ciclones extratropicais estão diretamente ligados ao avanço das frentes frias.
Os ciclones extratropicais provocam ventos que variam de fracos a intensos, elevada nebulosidade e chuvas. Depois da sua dissipação, instala-se o tempo frio, com queda de temperaturas. As consequências desses ciclones dependem da intensidade dos seus efeitos, podendo provocar enchentes, deslizamentos, quedas de árvore, interrupção no fornecimento de eletricidade, deixar pessoas desalojadas e, em casos mais graves, ocasionar mortes.