07/07/2023 às 16h01min - Atualizada em 07/07/2023 às 16h24min
Casas da Leitura de Curitiba: um mundo de histórias para aproveitar as férias
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMC As 16 Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba estão localizadas em diferentes bairros da cidade e oferecem um acervo variado de títulos de livros que podem ser emprestados. Mesmo nas férias, essas bibliotecas de bairros ficam abertas ao público, a maioria de segunda a sexta-feira, e algumas também funcionam aos sábados. E nas férias, as crianças podem aproveitar uma programação especial que vai de brincadeiras a contação de histórias. Confira algumas das atividades imperdíveis:
Casa da Leitura Marcos Prado e Wilson Martins: Nesta segunda-feira (10/7), essas duas unidades realizam uma contação de história especial de férias para crianças acima de 7 anos de idade. A atividade começa com uma roda de conversas e integração entre a mediadora de leitura e os participantes, com dinâmicas divertidas voltadas para os pequenos leitores. Em seguida, serão apresentadas histórias dos livros de Guilherme Augusto Araújo Fernandes, Mem Fox e Colin Thompson, que abordam a construção de memórias, relações pessoais e a importância de aproveitar o presente. A atividade começa às 9h30 na Casa Marcos Prado e às 15h na Wilson Martins.
Casa da Leitura Vladimir Kozák: Na terça-feira (11/7) e na sexta-feira (14/7), às 13h45, a Casa Vladimir Kozák apresenta uma contação de história com o livro "A Caixinha de Narizes", de Liana e Bibi Leão, para crianças de qualquer idade. Já nos dias 18 e 21 de julho, também às 13h45, será realizada uma roda de leitura dos capítulos 1 e 2 de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa", de C.S. Lewis, que fazem parte das histórias das Crônicas de Nárnia. A classificação é de 12 anos.
Rita Lee na Casa da Leitura Nair de Macedo: Na terça-feira (11/7), a Casa Nair de Macedo realiza duas atividades. Às 14h30, haverá uma roda de leitura especial em homenagem a Rita Lee, intitulada "Storynhas", que traz o livro escrito pela cantora em parceria com a cartunista Laerte. O livro conta histórias curtas e debochadas, cheias de humor e críticas ácidas. Já às 16h, acontecerá uma contação de histórias com o livro "Telefone sem Fio", de Ilan Brenman, seguida de uma divertida brincadeira de telefone sem fio. Ambas as atividades são classificadas como livres.
Casa da Leitura Walmor Marcellino: No dia 18 de julho, às 14h, a Casa Walmor Marcellino realizará uma roda de leitura em múltiplas linguagens, apresentando o livro "E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas", escrito pelo rapper Emicida. Já no dia 19/7, às 14h, será realizada uma contação de histórias de monstrinhos, apresentando os livros "Monstro Amor", de Rachel Bright; "Monstro Rosa", de Olga de Dios; "Monstro Azul", de Olga de Dios; e "Este livro está cheio de monstros", de Guido Van Genechten. Após a leitura, os visitantes serão convidados a participar da oficina "Faça seu Monstro", onde poderão montar seu próprio monstro de papel. Ambos os eventos são classificados para 7 anos.
Para jovens e adultos
Casa da Leitura Miguel de Cervantes: Na quinta-feira (13/7), às 14h30, será realizada uma leitura compartilhada de trechos dos livros "Rita Lee: uma autobiografia" (2016) e "Rita Lee: outra biografia" (2023).
Casa da Leitura Wilson Bueno: Na sexta-feira (14/7), às 15h, será realizada a roda de leitura "Guerra dentro da gente", com enfoque na oralidade, a partir da escrita fabular de Paulo Leminski. A classificação é de 16 anos.
Casa da Leitura Hilda Hilst: No dia 25 de julho, em comemoração ao Dia Nacional do Escritor, haverá duas sessões (às 10h e às 15h) do ensaio mediado "Viver ensaisticamente: destino e febre", de Julia Raiz, publicado em 2022 no jornal Cândido. A classificação é de 12 anos.