No primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, o São Paulo venceu o Palmeiras por 1 a 0, com um gol incrível do lateral-direito Rafinha. O jogo foi disputado no Morumbi e contou com um público superior a 54 mil pessoas, sendo fundamental o apoio das arquibancadas para o resultado. Além disso, o bom futebol apresentado pelo Tricolor foi determinante, encurralando o Palmeiras e oferecendo poucas chances ao Alviverde.
As escalações das equipes surpreenderam. Pelo lado são-paulino, Calleri foi relacionado de última hora e começou jogando. Além dele, Michel Araújo também marcou presença no banco de reservas, retornando após um longo período afastado devido a lesões. Já o Palmeiras, comandado pelo auxiliar técnico João Martins, iniciou a partida com três zagueiros (Luan, Gustavo Gómez e Murilo), Richard Ríos no meio-campo e o jovem Endrick no ataque.
O jogo foi marcado por muita tensão, com reclamações do Palmeiras em relação à arbitragem e pelo desfalque de diversos jogadores importantes do São Paulo. No primeiro tempo, as equipes adotaram estratégias defensivas e se estudaram bastante. O Palmeiras começou com maior posse de bola e controlando a partida nos primeiros 25 minutos, porém o Tricolor dominou o restante do tempo e teve as melhores chances.
A primeira delas foi com Calleri, que recebeu um belo lançamento de Arboleda, driblou Weverton, mas perdeu o ângulo e finalizou para fora. A segunda oportunidade foi com Wellington Rato, que se livrou da marcação e chutou forte de longa distância, mas o goleiro palmeirense estava bem posicionado e espalmou. A melhor chance do Palmeiras foi com Richard Ríos, que chutou de longe e errou o alvo.
Na segunda etapa, Dorival Júnior fez três mudanças: Juan, Rodriguinho e Alisson entraram nos lugares de Calleri, Luciano e Gabi Neves. O São Paulo voltou melhor que o Palmeiras e criou mais chances, principalmente arriscando chutes de fora da área, mas pecou na pontaria e finalizou várias jogadas para fora.
Para piorar a situação do São Paulo, o zagueiro Alan Franco precisou ser substituído por Diego Costa devido a uma lesão no tornozelo esquerdo, e deixou o campo chorando, sentindo muitas dores.
O Palmeiras teve dificuldades para criar jogadas e resistiu à pressão imposta pelo São Paulo. Contou com uma grande intervenção de Luan, que salvou um gol certo de Wellington Rato em cima da linha. Breno Lopes, John John e Flaco López entraram nas vagas de Dudu, Endrick e Gabriel Menino, na tentativa de melhorar a criação de jogadas.
Porém, o bom desempenho do Tricolor foi recompensado com um golaço. David, que entrou bem na partida, avançou pelo lado esquerdo e cruzou. Weverton espalmou, mas a bola sobrou para Rato, que tocou paraRafinha encher o pé e contar com um desvio na cabeça de Luan para a bola entrar no ângulo do goleiro. Foi o primeiro gol do lateral-direito com a camisa do São Paulo.
Com a vitória por 1 a 0, o São Paulo leva vantagem para o jogo de volta no Allianz Parque, que acontecerá na próxima quinta-feira (13), às 20h (horário de Brasília). Um empate classifica o Tricolor para as semifinais, enquanto o Palmeiras precisa vencer por dois gols ou mais para avançar. Se o Palmeiras vencer por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.