10/02/2023 às 19h55min - Atualizada em 10/02/2023 às 19h55min
Atletiba: polícia vai indiciar jogadores brigões
Intimados, oito jogadores terão que depor na delegacia nos próximos dias
Redação Paraná em Destaque
Segue repercutindo a briga generalizada ocorrida no domingo (05/02), durante o jogo entre Athletico e Coritiba, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Paranaense. Cinco jogadores do Athletico e três do Coritiba responderão pelo crime de rixa, após as cenas de violência. De acordo com o delegado Luiz Carlos de Oliveira, da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), foram acionados os zagueiros Pedro Henrique e Thiago Heleno, o lateral Pedrinho, o volante Christian e o meia-atacante David Terans, do Athletico; e o zagueiro Marcio Silva e os atacantes Alef Manga e Fabrício Daniel, do Coritiba.
“Nós não vamos permitir que um jogador que tem um dom, recebe um dom de Deus, recebe um salário alto, lembrando que é digno pelo o que eles apresentam, porém eles têm de ter uma representatividade social porque eles não podem incentivar a violência. Qualquer um desses jogadores poderia ter feito uma tragédia, afirmou o delegado à imprensa da capital.
No jogo Paranaense, a confusão começou a partir de um desentendimento entre o zagueiro Márcio Silva e o meia Terans, quando o placar anotava 1 x 1. Depois, a briga se tornou generalizada e, inclusive, com invasão de torcedores. Diante do caos, o árbitro precisou encerrar o Atletiba.
O crime de rixa, tipificado pelo artigo 137 do Código Penal, é a conduta praticada por três pessoas ou mais, na qual todas se encontram em uma briga na qual não é possível diferenciar quem são os autores ou a vítima do crime. A pena é variável, de detenção de 15 dias a dois meses ou multa.
"Com a bola fora de jogo, este atleta (Marcio) passa a mão na nuca do seu adversário de número 10 (Miguel David Terans Perez) de forma provocativa e isso desencadeia um desentendimento entre ambos. Ato contínuo desfere um tapa atingindo-o na nuca. Relato que não foi possível apresentar o cartão vermelho devido a animosidade do momento", escreveu o árbitro na súmula.