Pelo segundo mês consecutivo, Maringá é a maior geradora de empregos entre todos os municípios do Paraná. Em maio, a cidade teve saldo de 966 novos postos de trabalho com carteira de trabalho, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado do ano, Maringá é a terceira maior geradora de empregos no Estado, com saldo positivo de 3.594 vagas.
No mês de maio, foram 9.091 admissões e 8.125 desligamentos. O setor de serviços obteve o melhor saldo com 592 postos de trabalho. Na sequência estão a construção, com 256 novas vagas, e a indústria, com 97. Nos primeiros cinco meses do ano, o setor de serviços liderou a geração de empregos na cidade com 1.832 postos de trabalho, seguido da construção com 907.
Com o melhor resultado no Paraná, Maringá é seguida por Cascavel, com 769 novas vagas, Londrina, com 647, e São José dos Pinhais, com 568. O prefeito Ulisses Maia afirma que os dados são reflexo do ambiente de oportunidades econômicas da cidade, que se consolida como a ′capital do interior′. “Nossa gestão tem investido na aceleração econômica, qualificação profissional e empregabilidade. Com isso, garantimos um ambiente para que as empresas possam investir, gerando emprego e renda”, diz.
Maringá figura como a segunda cidade mais inovadora e a aparece como o segundo município que mais exporta no Paraná. A cidade mantém o equilíbrio relevante entre exportação e importação, com superávit superior a US$ 1,1 bilhão. No cenário nacional, a cidade é destaque como a 16ª mais tecnológica e inovadora e a 20ª mais empreendedora do Brasil.