A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os 40 confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2023. O sorteio realizado na tarde da quarta-feira definiu os adversários de Coritiba, Londrina, Maringá e Operário, os quatro paranaenses que disputam a competição desde o início, já que o Athletico, por estar na Libertadores da América, entra na competição apenas a paritr da fase oitavas de final.
O Londrina encara o Nova Mutum, do interior do Mato Grosso. Caso se classifique, o Tubarão joga novamente fora de casa com quem passar de Vitória-BA e Nova Iguaçu-RJ.
O Maringá, que participa da Copa do Brasil pela segunda vez na história, estreia em casa diante da torcida contra o Sampaio Corrêa-MA. Em caso de classificação, o Tricolor joga novamente no Willie Davids com o vencedor do confronto entre os catarinenses Marcílio Dias e Chapecoense.
O Operário, rebaixado para a Série C do Brasileiro ano passado, enfrenta o xará do Mato Grosso do Sul, fora de casa. Se avançar, o Fantasma joga mais uma vez como visitante contra União-MT ou CRB-AL.
Por fim, o Coritiba vai viajar até o Acre para enfrentar o Humaitá. O time de Porto Acre joga na capital Rio Branco. Se passar para a segunda fase, o Coxa joga no Couto Pereira com o ganhador de Real Ariquemes-RO e Criciúma-SC.
A competição começa no dia 22 de fevereiro e as finais estão marcadas para 16 e 23 de setembro. As datas e os horários de todos os confrontos da primeira fase ainda não foram divulgados.
Nesta primeira fase, os times se enfrentam em jogo único e os visitantes jogam por um empate para se classificarem.
A Copa do Brasil de 2023 tem premiação recorde para os 92 participantes. O campeão ganhará a quantia de R$ 70 milhões, enquanto a vice-campeã receberá R$ 30 milhões.