17/06/2023 às 09h15min - Atualizada em 17/06/2023 às 09h15min
Prefeitura de Curitiba reabre UPA Fazendinha integrada à Central Saúde
Da Redação
Pedro Ribas/SMCS O prefeito Rafael Greca reabriu, nesta sexta-feira (16/6), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fazendinha/Albert Sabin. Depois de dois meses de reforma, ela volta com novos serviços e integrada à Central Saúde Já Curitiba. O investimento foi de R$ 1 milhão em recursos municipais.
“O meu coração se enche de alegria por devolver uma unidade moderna e equipada à população do Fazendinha: a primeira ‘UPA 4.1’ de Curitiba, que chamamos assim porque usa a tecnologia em benefício do cidadão”, explicou o prefeito.
No conceito de Saúde 4.1, o modelo de atendimento incorpora tecnologia às práticas dos profissionais para promover humanização, acessibilidade, agilidade, segurança e qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A UPA Fazendinha deixa a retaguarda clínica do Hospital Municipal do Idoso, o que permitiu atender a mais de 3,5 mil pacientes desde novembro de 2020. Agora, com 200 funcionários, a UPA volta a atender a casos de urgência e emergência.
O prefeito agradeceu aos profissionais de saúde da UPA pelo comprometimento. "Vocês nos ajudaram a superar um momento difícil", reconheceu Greca. "A saúde é como a nossa respiração, uma benção da vida ", completou.
Reformada, a unidade terá também plantão de odontologia, raio-x clínico e odontológico e ecografias, além de ambulatório para pequenos procedimentos (dentro de 30 dias) em prédio anexo. A grande novidade é a integração à Central Saúde Já Curitiba.
“Temos uma estrutura que vai direcionar usuários com queixas leves para teleatendimento, em cabines individuais, com toda a privacidade, mesmo que as pessoas nem tenham telefone celular”, observou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Bem recebida pela população, a videoconsulta é uma das opções oferecidas pela Central Saúde Já Curitiba. Neste sábado (17/6), o serviço completa 60 dias. De lá para cá, já foram 54 mil atendimentos.
O prefeito testou a nova opção, o teleatendimento. Ele usou uma das cinco cabines conectadas à Central Saúde Já Curitiba. Pelo telefone celular, ao lado da secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, Greca teve uma videoconsulta com o médico Tiago Dantas.
"Quando eu tomo frio na cabeça, tusso muito", contou o prefeito, com bom humor. "Pode tomar um xarope ou antialérgico quando isso acontecer", recomendou o médico. "Vou comprar um xaropinho para não tirar da farmácia da UPA, que oferece para a população ", respondeu Greca.
A UPA Fazendinha será administrada pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Feas já faz a gestão das UPAs Tatuquara, Boqueirão e CIC.