16/06/2023 às 14h29min - Atualizada em 16/06/2023 às 14h29min
Depois de entregar pinhões, moradores vão retirar mudas de araucárias nas regionais
AEN
Levy Ferreira/SMCS Os pinhões que os moradores de Curitiba levaram para as regionais da cidade, no projeto Pinhão Curitibano, germinaram e se desenvolveram no Horto Municipal da Barreirinha e agora voltarão para a população como mudas de araucárias. A partir de segunda-feira (19/6), as mudas serão distribuídas gratuitamente pela Prefeitura nas regionais.
A ação, coordenada pelo departamento de Arborização e Produção Vegetal, faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente que a Prefeitura promove durante junho.
Cada Administração Regional vai distribuir 500 mudas de araucárias para a população levar para plantar em chácaras e bosques nos bairros onde moram. A programação das entregas será de segunda (19/6) até quinta-feira (22/6), pela manhã e à tarde. A ação também integra o Desafio 100 Mil Árvores.
O diretor de Arborização e Produção Vegetal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, explica que cada muda de araucária irá com um QR Code com informações sobre como fazer o plantio correto da árvore, que deve ser em um local longe de muros, construções, vias urbanas e da fiação elétrica.
“As pessoas devem dar preferência para plantar as araucárias em lugares bem amplos e abertos, como sítios, chácaras e bosques”, explicou Roloff.
Pinhão Curitibano - Com a participação da população no projeto Pinhão Curitibano é possível coletar pinhões de muitas árvores e de várias regiões da cidade, contribuindo para preservar as características das araucárias de Curitiba e aumentar a resiliência da espécie. “Para maior diversidade genética das mudas, o ideal é ter um número alto de matrizes”, disse o diretor. Desde 2022 já foram produzidas 9 mil mudas de araucárias no projeto Pinhão Curitibano.