14/06/2023 às 10h16min - Atualizada em 14/06/2023 às 10h16min
50 anos de história: Grupo Opet formou mais de 100 mil alunos da educação básica à pós-graduação
Da Redação
Pedro Ribas/SMCS O prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, recebeu no Palácio Solar 29 de Março, nesta terça-feira (13/6), a reitora do Centro Universitário UniOpet e presidente do Grupo Educacional Opet, Adriana Karam, e diretores da empresa familiar. Criado em Curitiba há cinco décadas, o grupo engloba cursos de pós-graduação e graduação, editora, sistema de ensino e Instituto de Educação e Cidadania.
A visita serviu para convidar o prefeito e a primeira-dama a participarem das comemorações dos 50 anos da instituição, que serão festejados em outubro. A programação contará com um evento de inovação, uma jornada que reunirá jovens e pessoas da comunidade, além de um hackathon do clima, uma maratona de tecnologia que terá como meta gerar soluções de impacto ao tema.
“Uma alegria receber no Palácio Solar 29 de Março os filhos do professor Karam que conduzem com brilhantismo o Grupo Educacional Opet, empresa familiar nascida em Curitiba para promover conhecimentos e o desenvolvimento de competências”, disse Greca.
Além de Adriana Karam participaram do encontro o diretor comercial e de marketing do grupo, Luciano Karam, a controller da empresa, Daniele Karam, e o coordenador do curso de Odontologia do Centro Universitário UniOpet, Frederico Deliberador.
“Queremos comemorar os 50 anos do grupo com uma entrega importante para a cidade, que é o investimento no desenvolvimento de saberes e de competências”, disse Daniele.
Meio século
O Grupo Educacional Opet nasceu 1973 com um curso de datilografia, para oferecer experiências práticas para a formação profissional. Meio século depois, já formou mais de 100 mil alunos da educação básica à pós-graduação, construindo uma linha no tempo que investiu constantemente em inovação, indo dos recursos analógicos como a máquina de escrever ao emprego de tecnologias digitais, em benefício da educação.
O prefeito e dona Margarita receberam cada um, como presentes da comitiva, kits criados pelos estudantes da instituição. Uma caixa de madeira contendo uma prensa francesa (cafeteira), um café paranaense e uma xícara personalizada.
Greca retribuiu a gentileza oferecendo aos visitantes uma réplica de uma das estátuas de onça do artista João Turin e um exemplar do livro Paranismo, escrito por José Roberto Teixeira Leite, crítico de arte e o maior especialista no movimento intelectual e artístico da década de 1920 que exalta a identidade paranaense.