O Corinthians está eliminado na Libertadores. Nesta quarta-feira (9), o Timão foi derrotado por 3 a 0 pelo Independiente del Valle no estádio Banco de Guayaquil, em Quito, no Equador, e deu adeus à competição.
Hoyos (duas vezes) e Sornoza foram os responsáveis pelos gols do time equatoriano, deixando a equipe comandada por Luxemburgo em terceiro lugar no Grupo E, sem chances de avançar para as oitavas de final.
No primeiro tempo, o Del Valle dominou amplamente o Corinthians, que não ofereceu perigo. Não é à toa que a equipe da casa foi para o intervalo em vantagem, com dois gols de Hoyos, aproveitando as falhas de marcação de Murillo em ambos os lances.
Aos 16 minutos, Sornoza deu um belo passe para o camisa 11 chutar de primeira, sem chances para Cássio. Depois, aos 23 minutos, Hoyos acertou um chute colocado de fora da área.
O Del Valle ainda teve a oportunidade de ampliar no final do jogo, quase marcando um gol contra com Matheus Bidu, mas o goleiro corintiano evitou.
No segundo tempo, o Corinthians até conseguiu descontar aos 16 minutos com Bruno Méndez, mas o árbitro anulou o gol por impedimento de Gil no início da jogada. Aos 21 minutos, Róger Guedes teve a chance de diminuir, porém Pinargorte fez uma boa defesa, na melhor oportunidade do Timão no jogo.
Porém, justamente quando o Corinthians estava melhor, Lautaro Díaz cruzou para trás e Sornoza, aproveitando a "lei do ex", chutou de primeira para fazer 3 a 0 para o Del Valle, aos 23 minutos.
Após sofrer o terceiro gol, Luxemburgo substituiu Róger Guedes e Renato Augusto por Adson e Pedro.
A partir desse momento, o Del Valle diminuiu o ritmo, mas mesmo assim teve a chance de marcar o quarto gol com Lautaro Díaz, que parou em Cássio. Por outro lado, o Corinthians não teve mais forças para atacar.
Com o resultado, o Timão está eliminado na fase de grupos da Libertadores, algo que não ocorria desde 1977. Agora, na última rodada, buscará terminar em terceiro lugar no grupo para, pelo menos, garantir uma vaga na CONMEBOL Sul-Americana.
Por outro lado, o Del Valle está próximo de se classificar para as fases eliminatórias.