Ação de vacinação no Aeroporto de Maringá reforça proteção de trabalhadores e passageiros

Mais de 500 funcionários que trabalham no terminal aéreo foram vacinados

Por
3 Min

Ação de vacinação no Aeroporto de Maringá reforça proteção de trabalhadores e passageiros
Rafael Macri/PMM


Proteção em dia para atender com segurança. Esse foi o objetivo da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde e do Aeroporto Regional de Maringá, com a vacinação de mais de 500 funcionários que trabalham no terminal aéreo, entre servidores, prestadores de serviço e colaboradores das companhias aéreas. A imunização ocorreu na quinta-feira (21/05).

Foram aplicadas doses das vacinas contra hepatite B, tétano/difteria, sarampo/caxumba/rubéola, febre amarela e gripe. O eletricista Gleydson Pádua foi um dos primeiros da fila a atualizar a caderneta de vacinação, recebendo a dose contra a gripe. “A hora que soube que tinha vacinação no Aeroporto, procurei o atendimento e já estou imunizado. Incentivo todos a se prevenirem, ainda mais por causa do tempo que já está esfriando”, pontuou.

O Aeroporto Regional de Maringá é um dos cinco escolhidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Secretaria de Estado da Saúde para imunizar os trabalhadores aeroportuários do Paraná. No ano passado, quase 900 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal, o que mais cresce no Estado.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que a vacinação das equipes que atuam no Aeroporto é estratégica, principalmente pelo risco de reintrodução do sarampo por viajantes não vacinados que vão para fora do Brasil e pela proximidade da Copa do Mundo, que este ano movimentará passageiros rumo ao México, Estados Unidos e Canadá. Os países onde ocorrerá o evento vêm registrando aumento no número de casos da doença.

A imunização no Aeroporto amplia a segurança tanto para os trabalhadores quanto para os passageiros. “Para entrar nos Estados Unidos, por exemplo, há obrigatoriedade de apresentação do certificado internacional de vacinação. Mas, a América do Norte ainda tem surtos de sarampo, então todo cuidado é bem-vindo. No Brasil, o sarampo está erradicado e assim queremos seguir. Também aproveitamos para imunizar os passageiros que passaram pelo terminal nesta quinta-feira. Vacinar é um ato de amor e salva vidas.”

O diretor-presidente do Aeroporto de Maringá, Gustavo Vieira, reforçou a grande circulação de viajantes com destino a outros países. “Nós somos o Aeroporto que mais cresce em número de passageiros e temos muita gente que sai daqui para voos internacionais. Esse trabalho é essencial para cuidar da saúde de todos os colaboradores.”

Vacinas - A orientação é de que a população receba duas doses da vacina contra o sarampo entre um e 29 anos de idade e uma dose entre 30 e 59 anos. Já para febre amarela a indicação é receber uma ou duas doses dependendo de quando ocorreu a imunização até os 59 anos. Em relação à gripe, a vacina deve ser aplicada uma vez por ano.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.