O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, receberam nesta sexta-feira (26/5), na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, comitiva da chinesa Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. “Estamos tendo uma experiência muito agradável, que une tecnologia e área verde”, disse o diretor-geral da Huawei, Wesley Wang Xuelin.
Durante a manhã, o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel, reuniu-se com executivos da companhia. O encontro foi realizado na sede do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), parceiro da Prefeitura de Curitiba no desenvolvimento de projetos de TI, área conduzida pela Smap.
Jarschel, que fez o convite aos representantes da empresa para que viessem conhecer Curitiba, apresentou ao diretor executivo, Wesley Wang Xuelin, ao lado do presidente do ICI, Maurício Pimentel, o Centro de Controle Operacional da Muralha Digital, programa da Prefeitura de Curitiba que alia segurança e tecnologia.
“Pretendemos expandir a Muralha Digital, que hoje tem mais de 1.800 câmeras, e ampliar o atendimento nas unidades educacionais”, declarou o secretário.
Eles também conheceram a Central 156, que possui mais de 600 serviços cadastrados e funciona 24 horas por telefone, além do aplicativo e do site.
Presente no Brasil há 25 anos, a Huawei atua em 170 países. Os representantes da empresa falaram das soluções de tecnologia da informação e comunicação. Xuelin destacou as possibilidades de Curitiba aprimorar ainda mais os serviços que já oferece. “Sabemos que Curitiba é uma cidade inteligente que quer melhorar ainda mais e podemos ajudar a cidade”, declarou o diretor.
Jarschel falou da importância da inovação. “Curitiba sempre foi muito inovadora. Assim como há décadas fomos referência para outras cidades no transporte coletivo e no modelo do BRT (Bus Rapid Transit), queremos fazer o mesmo na área de tecnologia”, ressaltou, ao lembrar que recentemente a cidade inaugurou a Pirâmide Solar do Caximba e está testando os ônibus elétricos.
Eles também falaram sobre a relevância do wi-fi público e da importância da conectividade para que exista a inclusão digital social. Na capital paranaense, a população conta com o Wi-fi Curitiba, projeto social do ICI, em parceria com a Prefeitura de Curitiba.