26/05/2023 às 19h16min - Atualizada em 26/05/2023 às 20h16min
Destino inteligente e Natal são apresentados à ministra do Turismo, em Brasília
Redação
Divulgação Em duas reuniões técnicas realizadas em Brasília esta semana, uma com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e outra com a equipe técnica da Embratur, Curitiba foi destacada como referência nacional na gestão técnica do turismo e modelo de políticas públicas que tornaram a cidade preparada para atrair e receber turistas nacionais e estrangeiros, que viajam a passeio ou a negócios. As agendas propostas focaram na experiência de gestão do turismo em Curitiba e nas potencialidades que o mercado internacional apresenta para a atração de turistas.
O Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, idealizado pelo prefeito Rafael Greca, foi um dos destaques das apresentações no Ministério do Turismo e Embratur. A Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, apresentou os diversos programas atualmente em curso, muitos deles com o objetivo de formatar mais produtos turísticos direcionados ao mercado internacional e que priorizem os países com os quais já possuímos conectividade aérea como Argentina, Chile e Uruguai.
“Curitiba vem há sete anos consolidando uma ampla gama de ações efetivas na gestão do turismo e os resultados já apareceram. Sermos considerados pelo MTur e a Embratur como referência na gestão do turismo é um reconhecimento e uma conquista que compartilho com toda a equipe técnica do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba”, destaca Tatiana Turra.
Durante a reunião no MTur, Tatiana apresentou as ações do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e dados estatísticos sobre o Turismo em Curitiba, seguindo com o detalhamento de alguns programas e calendário de eventos futuros como a Feira Expo Turismo Paraná, para a qual entregou convite em nome do Presidente da ABAV João Alceu Rigon Filho à Ministra do Turismo e o Presidente da Embratur. A feira acontecerá em Curitiba nos dias 15 e 16 de junho próximo.
Os programas curitibanos apresentados à cúpula nacional do Turismo foram a Escola de Turismo – programa de capacitação gratuito direcionado ao trade do turismo; a participação de Curitiba no convênio em execução do projeto DTI Brasil – Destino Turístico Inteligente; e a forte atuação no apoio e atração de eventos técnicos, científicos, congressos e feiras do segmento M.I.C.E; além do incentivo à produção artesanal e à economia criativa associada ao turismo através da gestão das feiras de artesanato – com destaque para a Feira Especial de Natal, do Liceu de Ofícios Criativos e das lojas de souvenir CuritibaSuaLinda.