20/05/2023 às 15h37min - Atualizada em 20/05/2023 às 15h37min
Curitibanos fazem exames oftalmológicos para prevenir o glaucoma
Redação
Hully Paiva/SMCS O sábado (20/5) foi dia de mutirão de exames oftalmológicos preventivos do glaucoma para cerca de 300 curitibanos atendidos pela Secretaria Municipal da Saúde. A prefeitura de Curitiba aderiu à campanha “24 horas pelo Glaucoma”, organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e, além do mutirão de exames, vai iluminar de verde monumentos da cidade para alertar sobre a necessidade de prevenir essa doença que pode levar à cegueira se não identificada e tratada precocemente.
Entre 21 e 31 de maio estarão iluminados de verde a Estufa do Jardim Botânico, a Casa da Praça do Japão, a Praça 29 de Março (Monumento Chafariz) e a Praça 19 de Dezembro (Obelisco) em virtude do Dia Internacional do Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26 de maio. No Hospital de Olhos do Paraná, um dos três prestadores selecionados pela SMS para o mutirão, foram agendados 62 pacientes, que realizaram os exames no período da manhã. Os demais pacientes fizeram exames no Hospital da Visão (Oftalmoclínica) e no Hospital Santa Casa.
Atendidos - Um dos atendidos foi José Luiz de Almeida, de 67 anos, que aguardava a realização de exames há três semanas, quando procurou um pronto-socorro por conta de uma bolha de sangue no olho. Por ter diabetes e hipertensão, o morador do Capão Raso precisa de exames frequentes para evitar agravamento de sua situação de saúde. Ele foi convidado por telefone para participar do mutirão. “Minha expectativa é começar um tratamento agora, para ter mais qualidade de vida”, disse o aposentado.
Atendida na Unidade de Saúde Bacacheri, Cladir Maria Serraglio dos Santos, 64 anos, também recebeu a ligação da equipe de saúde para fazer seus exames oftalmológicos. Ela trata da diabetes há mais de 30 anos e deve controlar a pressão alta ocular, um dos sintomas do glaucoma. “Já fiz outros exames e não foi confirmada a doença, mas é preciso sempre prevenir e acompanhar minha situação”, disse. Dona Cladir se disse muito animada com o atendimento recebido. “Não conhecia o hospital e fiquei surpresa com a qualidade do serviço oferecido pelo SUS”, afirmou.