Ministério Público denuncia ex-secretário por lavagem de dinheiro e concussão
O ex-secretário de Finanças de Marquinho está sendo investigado na Operação Arrendo
Divulgação/Gaeco Arquivo
O Ministério Público do Paraná denunciou na sexta-feira (16/01) o ex-secretário de Finanças de Guarapuava, Marquinho, por crimes de concussão e lavagem de dinheiro. A denúncia foi apresentada pelo Núcleo de Guarapuava do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e tem como base a Operação Arrendo.
De acordo com as investigações, o ex-secretário — que ocupou o cargo na Prefeitrua de Gaurapuava entre 2021 e 2025 — teria exigido propina de empresários com contratos ativos com o Município. As apurações apontam que, durante o período em que esteve à frente da Secretaria, o patrimônio do investigado cresceu cerca de R$ 520 mil, valor mais que o dobro de seus rendimentos brutos declarados, que somaram aproximadamente R$ 221 mil.
Conforme o Ministério Público, o ex-gestor foi denunciado por sete crimes de concussão, prática caracterizada pela exigência de vantagem indevida em razão do cargo público, que teriam rendido ao menos R$ 50 mil em propinas. Além disso, ele também responde por lavagem de dinheiro, pela suposta ocultação e dissimulação dos valores ilícitos por meio da aquisição de veículos e gado.
Com o oferecimento da denúncia, o Ministério Público pede a condenação do ex-secretário, incluindo a perda dos valores obtidos de forma ilícita e do patrimônio acrescido ilegalmente ao longo do período investigado.