Ibiporã premia vencedores da Gincana de Arrecadação de Resíduos Eletrônicos

Prefeito José Maria Ferreira parabenizou os participantes; projeto discute a importância da gestão adequada de resíduos

Por Da Editoria-
4 Min

Ibiporã premia vencedores da Gincana de Arrecadação de Resíduos Eletrônicos
Divulgação/PMI

A Prefeitura de Ibiporã promoveu na quinta-feira (11/12) a cerimônia de entrega de certificados às unidades de ensino vencedoras da Gincana de Arrecadação de Resíduos Eletrônicos. O evento ocorreu na Praça Pio XII, por volta das 20h, e integrou a programação do Natal de Paz e Luz. 

Ao todo, a gincana arrecadou 4,2 toneladas de lixo eletrônico, montante arrecadado por 25 unidades de ensino municipais e colégios estaduais. As nove unidades de ensino que mais arrecadaram lixo eletrônico, em três categorias, serão contempladas com 22 computadores a serem doados, no início do ano letivo de 2026, pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da ONG E-eletro, parceira do Poder Executivo Municipal na realização do evento.

O prefeito José Maria Ferreira parabenizou todos os participantes pelo envolvimento com o projeto, que discute a importância da gestão adequada de resíduos. “Estamos muito contentes com o envolvimento, o empenho e com a energia de cada aluna e de cada aluno, de cada uma das instituições que decidiu abraçar esta causa e agir”, comentou.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Alberto Baccarim, a gincana gerou engajamento e a valorização de práticas sustentáveis. “Conseguimos promover a união e a colaboração entre escolas, instituições e a população local em torno de um objetivo comum, estimulando uma cultura de responsabilidade ambiental e consumo consciente.”

O diretor de departamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adaueber de Paula Rodrigues, citou os as vantagens, para toda a sociedade, que resultaram da gincana: “A arrecadação de resíduos eletrônicos gera uma série de benefícios ambientais, sociais e econômicos, principalmente por meio da conscientização e da ação prática em torno do descarte correto desses materiais”.

Confira, abaixo, os vencedores da gincana nas três categorias:

Categoria 1: Quantidade Absoluta de Resíduos Eletrônicos (Escolas Municipais)

1º lugar: Escola Municipal Prof.ª Aldivina Moreira de Paula – Ens. Fund. I. e CMEI Recanto dos Baixinhos, ambos com 340 kg de resíduos

2º lugar: CMEI Professora Aracy Salinet Vieira, com 290 kg de resíduos

 

Categoria 2: Quantidade de Resíduos Eletrônicos Proporcional ao Número de Alunos (Escolas Municipais) 

1º lugar: CMEI Menino Deus, com uma arrecadação de 4,39 kg/aluno e um total de 250 kg de resíduos arrecadados

2º lugar: CAESMI com 4,12 kg/aluno e um total de 70 kg de resíduos arrecadados

3º Lugar: Escola Municipal Prefeito Mario de Menezes – Ens. Fund. I., com 1,53 kg/aluno e um total de 232 kg de resíduos arrecadados

Categoria 3: Quantidade de Resíduos Eletrônicos Proporcional ao Número de Alunos (Colégios Estaduais) 

1º lugar: Colégio Estadual Antonio Iglesias, ccom uma arrecadação 0,74 kg/aluno e um total de 270 kg de resíduos arrecadados

2º lugar: Escola Estadual Ulysses Guimarães, com 0,44 kg de resíduos arrecadados por aluno e um total de 235 kg de resíduos

3º lugar: Colégio Estadual Olavo Bilac, com 0,30 kg de resíduos arrecadados por aluno, e um total de 300 kg de resíduos arrecadados 

PARTICIPAÇÕES – O evento, que foi promovido pelas Secretarias municipais de Meio Ambiente, de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ibiporã, ainda contou com as seguintes participações: do secretário estadual de Inovação, Alex Canziani; do gestor da ONG E-Letro, Alex Gonçalves; do secretário de municipal de Educação, Atef El Kadri;  e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Manoelino de Carvalho.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.