O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) confirmou que um representante do Partido Liberal (PL) assumirá a vaga deixada por Deltan Dallagnol no Congresso Nacional, após a cassação do seu mandato pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O escolhido para ocupar o cargo é o pastor evangélico Itamar Paim, de Paranaguá, que obteve mais de 47 mil votos nas últimas eleições.
O TRE-PR informou que realizou a retotalização dos votos proporcionais para o cargo de deputado federal, o que resultou na designação de Itamar Paim. Segundo o tribunal, a retotalização é feita por meio da interligação entre sistemas, em que o Sistema de Candidaturas recebe a informação da decisão e a lança automaticamente para reprocessamento no Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT).
De acordo com as normas eleitorais, a votação nominal dos candidatos do Podemos-PR, com exceção de Deltan Dallagnol, não atingiu o mínimo estabelecido pelo artigo 108 do Código Eleitoral, que determina que a votação nominal seja igual ou superior a 10% do quociente eleitoral. Embora o Podemos-PR tenha alcançado o quociente eleitoral devido à legenda, a votação nominal não preencheu os requisitos. O primeiro colocado do partido, cuja candidatura foi indeferida, obteve 344.917 votos, enquanto o candidato imediatamente posterior recebeu 11.925 votos. Portanto, ele não conseguiu alcançar o percentual de 10% em relação ao quociente eleitoral, que foi de 201.288 votos na Eleição de 2022. Por conta dessas disposições legais, Itamar Paim foi considerado eleito.