A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (3) o período de matrículas para os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) que ingressarão no 1º ano do ensino fundamental em 2026. As matrículas devem ser realizadas presencialmente até o dia 14 de novembro na escola municipal indicada na carta de matrícula entregue aos pais ou responsáveis.
Paralelamente, o município também abriu o cadastro online para os interessados em matricular os filhos no período integral ou solicitar mudança de turno ou unidade escolar. O cadastro deve ser feito até as 18h do dia 14 de novembro, por meio da plataforma Conecta Seduc (clique para acessar).
Podem participar do processo online tanto os responsáveis por alunos já matriculados na rede municipal quanto aqueles que estão ingressando no 1º ano do ensino fundamental.
Ampliação de vagas no período integral
De acordo com a secretária de Educação, Adriana Palmieri, os estudantes que já estiverem matriculados no período integral em 2025 terão prioridade de vaga em 2026. A rede municipal também vai ampliar a oferta de vagas na educação integral, que passará a ter 9.420 alunos atendidos, um aumento de 420 vagas em relação ao ano anterior.
A principal ampliação será nas turmas de 1º ano do ensino fundamental, que crescerão 48%, passando de 56 para 83 turmas.
“A medida atende à demanda dos alunos que vêm dos Cmeis, que funcionam em período integral, garantindo a continuidade da rotina escolar e o apoio às famílias”, destacou a secretária.
Documentos necessários para matrícula no 1º ano
Certidão de nascimento ou RG do estudante (original);
Cartão Nacional de Saúde (SUS);
Atestado de vacinação atualizado;
Declaração de matrícula e frequência com CGM (retirada no Cmei do aluno);
RG e CPF do responsável legal (originais);
Comprovante de residência — preferencialmente a fatura da Copel no nome do responsável.
Passo a passo para o cadastro online na educação integral
Acesse a plataforma Conecta Seduc e clique em “Faça seu cadastro”;
Preencha os dados do responsável e, em seguida, as informações do estudante. Caso ele já seja aluno da rede, selecione “Já sou aluno da rede” e informe o número de matrícula;
O sistema apresentará as escolas mais próximas do endereço informado — escolha a unidade de preferência e clique em “Avançar”;
Revise e confirme os dados. Após finalizar, um e-mail de confirmação será enviado ao endereço cadastrado. Os responsáveis também serão comunicados por e-mail quando houver a contemplação da vaga.