Paraná mantém nota máxima da Moody’s e consolida liderança em solidez fiscal no país

AEN
04/11/2025 12h18 - Atualizado há 6 dias

Paraná mantém nota máxima da Moody’s e consolida liderança em solidez fiscal no país
Roberto Dziura Jr/AEN

Pelo quinto ano consecutivo, o Paraná recebeu a nota máxima (AAA.br) da agência internacional de classificação de risco Moody’s, conforme relatório divulgado nesta segunda-feira (3). O resultado reafirma a solidez fiscal e econômica do Estado e mantém a perspectiva de estabilidade para os próximos anos.

A classificação de crédito avalia a capacidade de um emissor de cumprir suas obrigações financeiras, considerando fatores como gestão fiscal, desempenho econômico, nível de endividamento e diversificação da economia. No caso do Paraná, o rating máximo reflete o equilíbrio das contas públicas e a eficiência na administração financeira.

Este é o segundo reconhecimento internacional recebido pelo Estado em menos de um mês. Em outubro, a Fitch Ratings também atribuiu ao Paraná sua melhor nota individual possível entre as unidades da federação. Além disso, o Estado mantém a avaliação A+ do Tesouro Nacional, o mais alto nível da Capacidade de Pagamento (Capag), alcançando assim classificação máxima em todas as principais instituições avaliadoras.

Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a sequência de boas avaliações comprova a credibilidade do Paraná perante o mercado.

“O rating funciona como um selo de garantia de bom pagador. O Paraná vem alcançando um nível de excelência ano após ano, o que comprova não apenas o bom momento da economia estadual, mas sua solidez estrutural”, destacou. “Essa confiança abre portas para novos investimentos e permite que o Estado continue crescendo.”

Uma das principais vantagens de manter classificações elevadas é a redução no custo do crédito. Como o rating funciona como um atestado de confiabilidade, ele facilita negociações, melhora condições de financiamento e permite captar recursos com juros mais baixos — ampliando a capacidade de investimento público sem comprometer o equilíbrio fiscal.

Solidez e responsabilidade fiscal

O relatório da Moody’s ressalta a base econômica robusta e diversificada do Paraná, seus resultados fiscais positivos e o baixo nível de endividamento em comparação com outros estados brasileiros. A agência também destacou a baixa dependência de transferências da União e a resiliência operacional do governo estadual — ou seja, sua capacidade de manter serviços públicos essenciais mesmo em períodos de crise.

“Essa solidez fiscal atrai investimentos, reduz custos de crédito e amplia a capacidade de o Estado investir em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, beneficiando diretamente a população”, completou Ortigara.

Com um ambiente de negócios favorável e uma economia em expansão, o Paraná segue com perspectiva estável, segundo a Moody’s.

“A perspectiva estável reflete nossa expectativa de que o Estado continuará a adaptar sua estrutura de custos para manter o equilíbrio fiscal nos próximos 12 a 18 meses”, destacou o relatório.

O desempenho confirma o Paraná como referência nacional em responsabilidade fiscal, gestão eficiente e segurança para investidores.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.