16/05/2023 às 10h00min - Atualizada em 16/05/2023 às 10h00min

Petrobras anuncia fim da paridade internacional e nova politica de preços dos combustíveis

Da Redação

Reprodução
A Petrobras anunciou na manhã desta terça-feira (16) o fim da paridade internacional na política dos preços do petróleo e dos combustíveis derivados, como o etanol, diesel e gasolina. Com a medida, a estatal brasileira terá mais autonomia e flexibilidade para praticar preços mais competitivos para o mercado nacional.

Através de um comunicado, a Petrobras explicou como vai funcionar a nova política dos preços dos combustíveis e divulgou uma nova estratégia comercial voltado ao mercado nacional. 


"Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio. Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores", diz o comunicado.

Anteriormente, o valor dos preços dos combustíveis era voltado para o mercado internacional, no 'famoso' Preço de Paridade de Importação (PPI), que era calculado em dólar, o que fez disparar os valores nos postos pelo Brasil durante o governo Bolsonaro. 

Com o fim da paridade internacional que durava desde 2016, o governo Lula tem o objetivo de "abrasileirar" o preço dos combustíveis, criando mecanismos que garantem a redução do impacto das oscilações internacionais do petróleo nas bombas de combustíveis. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp