O Governo do Paraná está executando um dos maiores pacotes rodoviários de sua história na região Central. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 1,44 bilhão em andamento e mais de R$ 2 bilhões com os novos contratos, para modernizar quase 300 quilômetros de rodovias estaduais com duplicações, ampliações e restaurações em concreto.
As intervenções somam sete grandes obras, algumas já em execução e outras em fase de licitação. Todas utilizam a técnica de whitetopping, que aplica uma nova camada de concreto sobre o pavimento existente. O método garante o dobro da durabilidade em comparação ao asfalto convencional e mais segurança para os motoristas, sobretudo em trechos de tráfego intenso.
Trechos já em andamento
Na PRC-466, entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, 11,5 km já estão em obras, com investimento de R$ 139,8 milhões. O projeto inclui nova ponte sobre o Rio Coutinho, sistemas modernos de drenagem, iluminação em LED e sinalização. A entrega está prevista para o início de 2026.
Ainda na PRC-466, no trecho Palmeirinha–Turvo, são 27 km de duplicação e restauração em concreto, com custo de R$ 293,7 milhões. O empreendimento prevê dois viadutos, ponte sobre o Rio Turvo e barreiras de concreto do tipo New Jersey em áreas urbanas. A entrega deve ocorrer em junho de 2027.
O maior contrato está no segmento Turvo–Pitanga, também na PRC-466, onde o Estado investe R$ 514,2 milhões em 45,5 km de duplicação. A obra teve início em agosto e deve ser concluída em abril de 2027. O projeto prevê duas novas pontes, uma passarela, três viadutos do tipo Diamante, além de retornos, iluminação, calçadas e abrigos de ônibus.
Próximas etapas
Após Pitanga, as obras avançam em duas frentes:
PRC-466, entre Pitanga e Manoel Ribas (43 km) – investimento de R$ 231,6 milhões, já licitado, com implantação de terceiras faixas e viadutos em substituição a cruzamentos críticos.
PRC-466, entre Manoel Ribas e Lidianópolis (51,8 km) – em fase de licitação, prevê 15,9 km de duplicação, 17 km de terceiras faixas, seis viadutos e ampliação da ponte sobre o Rio Ivaí.
PRC-272, entre Lidianópolis e Mauá da Serra (54,8 km) – edital em elaboração. Todo o trecho será restaurado em concreto, com acostamentos, terceiras faixas, três viadutos, cinco rotatórias alongadas e iluminação.
PRC-487 e PR-460, entre Pitanga e Nova Tebas (51,5 km) – contrato já assinado, com investimento de R$ 267,8 milhões. A obra prevê terceiras faixas, acostamentos e restauração completa em concreto.
Programa estadual de concreto
Com esses investimentos, o Paraná consolida o maior programa de pavimentação em concreto do Brasil, totalizando 500 km em execução no Estado.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a prioridade é atender regiões historicamente carentes de infraestrutura. “Rodovias em concreto eram um sonho distante e hoje fazem parte do cotidiano da região Central e do Sudoeste. É uma solução mais segura, moderna e que coloca o Paraná como referência nacional”, afirmou.
O secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou que os projetos se baseiam em modelos adotados nos Estados Unidos e Alemanha. “São obras que garantem maior durabilidade e atendem melhor ao tráfego pesado típico da nossa economia agrícola e industrial”, explicou.
De acordo com o presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, a técnica de whitetopping garante pavimentos de alta qualidade, mais resistentes e com menor necessidade de manutenção. “Temos recebido delegações de outros estados para conhecer de perto os resultados, porque o Paraná se tornou referência nacional nesse tipo de obra”, completou.