Primeiras unidades do Poupatempo abrem em outubro; veja como elas vão funcionar

AEN
22/09/2025 11h37 - Atualizado há 15 horas

Primeiras unidades do Poupatempo abrem em outubro; veja como elas vão funcionar
Geraldo Bubniak/AEN

A partir de outubro, começam a funcionar as primeiras unidades do Poupatempo Paraná. O novo modelo de atendimento idealizado pelo Governo do Estado reúne, em um só lugar, serviços de diversos órgãos estaduais para oferecer mais praticidade, agilidade e conforto à população das maiores cidades paranaenses.

As unidades prestarão atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os espaços possuem estruturas padronizadas e acessíveis, que incluem áreas de espera, atendimento e estacionamento, além de uma arquitetura focada no conforto dos cidadãos e na agilidade aos serviços prestados.

Entre os mais de 100 serviços disponíveis à população paranaense, estão a emissão da nova Carteira de Identidade e atendimentos relacionados a veículos e habilitação do Detran-PR. Pessoas interessadas em adquirir imóveis com vantagens do programa Casa Fácil Paraná também poderão efetuar cadastro nas centrais de atendimento, enquanto aquelas que já possuem financiamento a Cohapar poderão consultar dívidas e emitir faturas.

Haverá serviços da Copel, como a emissão de segunda via de contas de energia, pedidos de desligamento ou religamento de unidades consumidoras e de atualização cadastral. A população também poderá solicitar a emissão de segunda via de faturas de água da Sanepar, pedir ligações ou desligamentos de ramais e registrar pedidos de reparos na rede.

O Poupatempo Paraná oferecerá ainda encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e inscrição em vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador. Por fim, também será possível resolver pendências relacionadas às secretarias da Educação, Administração e Previdência e Fazenda, bem como de outros órgãos estaduais, como a Jucepar.

AGENDAMENTO PRÉVIO

Para obter atendimento, a orientação aos cidadãos é efetuar um agendamento prévio. Isso poderá ser feito por um portal ou aplicativo, que estará disponível para aparelhos celulares com sistemas Android e IOS.

Também será possível agendar diretamente nos totens de autoatendimento instalados dentro das unidades. Em algumas delas, os totens funcionarão em horário estendido para acesso a serviços digitais, incluindo o agendamento para atendimento presencial.

O cidadão poderá escolher a forma de atendimento que mais lhe convém. No modelo presencial, ele agenda pelo portal ou aplicativo, comparece à unidade e é direcionado ao guichê após uma triagem inicial. Outra opção é a videochamada, em que o atendimento ocorre de forma remota, em dia e horário marcados, sem a necessidade de deslocamento. Já quem preferir pode acessar serviços digitais pelo portal, aplicativo ou totens de autoatendimento.

LOCAIS

As cidades que recebem as primeiras unidades foram escolhidas com base em critérios de acessibilidade e em regiões que concentram grande fluxo populacional. O objetivo é garantir um padrão de qualidade em todas as regiões do Estado, com estruturas modernas, áreas de espera, estacionamento e diretrizes de acessibilidade.

Todas as datas de abertura serão informadas em breve, assim como os endereços dos espaços de Guarapuava, Colombo, Paranaguá, Campo Mourão, Pinhais, Toledo, Campo Largo e Arapongas.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp