O brasileiro Alison dos Santos, o Piu, brilhou mais uma vez no atletismo mundial. Nesta sexta-feira (19), ele conquistou a medalha de prata nos 400m com barreiras no Mundial de Tóquio, no Japão. Campeão mundial em 2022 e dono de dois bronzes olímpicos, o atleta de 25 anos completou a prova em 46s84, ficando atrás apenas do americano Rai Benjamin, que levou o ouro com 46s52. O catari Abderrahman Samba completou o pódio com 47s06.
Por alguns instantes, o sonho do bicampeonato mundial chegou a ser realidade. Benjamin foi inicialmente desclassificado por suposta infração ao derrubar uma barreira, mas a decisão foi revertida após recurso dos Estados Unidos na World Athletics.
Apesar disso, Piu celebrou mais uma conquista importante.
"Estou muito feliz, não vou mentir. Eu já tinha uma medalha de ouro e uma de bronze no Mundial. Agora, tenho também uma prata. Eu queria o ouro, mas estou orgulhoso da minha trajetória e do que fiz. Me entreguei nessa prova", disse ao sportv.
O brasileiro teve dificuldades na semifinal, disputada na última quarta-feira (17). Após tocar em uma barreira, avançou à final apenas com o oitavo melhor tempo (48s16). Na decisão, porém, mostrou por que segue entre os grandes do atletismo.
Na corrida, Piu começou forte, mas perdeu ritmo e chegou a disputar a quarta posição com o catari Samba. Na reta final, recuperou-se, ultrapassou adversários e cruzou em segundo lugar após o tropeço de Benjamin na última barreira, em uma chegada emocionante.
Campeão em Eugene 2022 e quinto colocado em Budapeste 2023, após cirurgia no joelho direito, Alison dos Santos reafirma sua posição entre os principais nomes da prova em mais um ciclo olímpico.