Instabilidade traz chuva ao Paraná após semanas de estiagem em várias cidades; veja a previsão

AEN
15/09/2025 12h24 - Atualizado há 4 horas

Instabilidade traz chuva ao Paraná após semanas de estiagem em várias cidades; veja a previsão
Geraldo Bubniak/AEN

Áreas de instabilidade começam a mudar o tempo no Paraná a partir desta segunda-feira (15). Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a chuva deve chegar primeiro ao extremo Sul, entre a tarde e a noite, e avançar para outras regiões até terça-feira (16), alcançando de forma isolada o Norte do Estado — onde algumas cidades estão há mais de 20 dias sem registro significativo de precipitação.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, a formação das áreas de chuva está ligada à circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, impulsionada pelo avanço de instabilidades vindas do Paraguai e do Norte da Argentina. Nesta segunda, os maiores volumes estão previstos para cidades da divisa com Santa Catarina, o Sudoeste e o Centro-Sul, com possibilidade de tempestades. Já no Noroeste e Norte, o sol predomina e as temperaturas passam dos 33°C.

Na terça-feira (16), a instabilidade se espalha por praticamente todo o Estado, com pancadas isoladas de chuva ao longo do dia. Os fenômenos devem ser mais intensos nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba. No Leste, as temperaturas não devem ultrapassar 23°C, enquanto no Norte continuam elevadas, acima dos 30°C.

A expectativa é de alívio para cidades que enfrentam estiagem. Londrina e Santo Antônio da Platina estão há 26 dias sem chuva, enquanto Cambará vive a situação mais crítica: são 49 dias sem precipitação acima de 1 mm — a última foi em 28 de julho. Em agosto, a cidade registrou apenas garoas que não chegaram a 0,3 mm.

Outros municípios também somam baixos índices pluviométricos em setembro: Apucarana e Pato Branco registraram 0,4 mm; Jaguariaíva e Paranavaí, 0,2 mm.

Tempo muda novamente ao longo da semana

Apesar da chegada da instabilidade, o cenário será passageiro. Na quarta (17) e na quinta-feira (18) o tempo volta a ficar estável em todo o Paraná. O sol predomina e, no Norte e Noroeste, as temperaturas podem atingir 35°C. No Leste, a nebulosidade mantém possibilidade de garoa em áreas de serra, mas com pouca variação nos termômetros.

Na sexta-feira (19), o calor retorna com força e, aliado à umidade, aumenta o risco de novas chuvas no Sul, próximo à divisa com Santa Catarina, novamente com chance de tempestades.

Simepar

O Simepar conta com 120 estações telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. A instituição fornece dados para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, auxiliando no monitoramento e resposta a situações extremas, como enxurradas, deslizamentos, alagamentos, incêndios e secas.

A previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses está disponível em www.simepar.br
, com atualizações duas vezes ao dia. O sistema detalha temperaturas, umidade, vento e volume de chuva, inclusive com projeções hora a hora para o dia e o seguinte.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp