Uma frente fria que se formou no Rio Grande do Sul começou a avançar em direção ao Paraná nesta quinta-feira (4). Segundo o Simepar, o sistema traz chuva e queda de temperatura em várias regiões do Estado.
As primeiras áreas atingidas serão o Oeste e o Sudoeste, entre a tarde e a noite de quinta. Na sexta-feira (5), as instabilidades alcançam os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba. Na região Leste, os termômetros devem cair até 10°C.
Mudança brusca no clima
Na quarta (3), os termômetros chegaram a 36°C em Capanema e 35,7°C em Loanda. Apesar disso, o calor persiste nesta quinta no Norte do Paraná, especialmente em Maringá, Paranavaí e Londrina, onde as máximas podem superar os 30°C.
Já no Sul do Estado, próximo à fronteira, as temperaturas não devem passar dos 20°C à tarde.
“Com o avanço da frente fria, a nebulosidade aumenta em todo o Paraná, mas nas regiões de Curitiba e Campos Gerais a mudança só ocorre de fato na madrugada de sexta, com queda nas temperaturas e aumento das instabilidades”, explicou o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan.
Chuvas mais intensas no Sul
O Simepar prevê chuvas mais fortes no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, onde podem ocorrer trovoadas localizadas. Entre quinta e sábado, os acumulados podem ultrapassar 50 milímetros em parte da metade Sul do Estado. Já no Norte, as precipitações serão isoladas e de fraca intensidade.
“No Norte, pode chover em um bairro e não em outro, com baixos acumulados em geral. É um cenário bem diferente do previsto para a metade Sul”, acrescentou Furlan.
Previsão para o fim de semana
No sábado (6), as instabilidades se intensificam do Centro ao Leste, com chuvas de fraca a moderada intensidade, porém persistentes. A tendência é de temperaturas mais baixas e com pouca variação ao longo do dia.
Foz do Iguaçu: de 25°C nesta quinta para 13°C a 19°C na sexta.
Palmas: de 23°C nesta quinta para 9°C a 18°C no sábado.
Curitiba: de 26°C nesta quinta para máximas de 9°C a 12°C no sábado.
Antonina: de quase 30°C nesta quinta para 12°C a 14°C no sábado.
Norte do Paraná: segue quente, com máximas perto de 30°C até o fim de semana.
Estrutura de monitoramento
O Simepar mantém 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas. As informações subsidiam órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável na prevenção de desastres e na resposta a eventos extremos.
A previsão detalhada para os 399 municípios do Paraná pode ser consultada no site www.simepar.br
, com atualização duas vezes ao dia.