12/05/2023 às 08h30min - Atualizada em 12/05/2023 às 08h30min

Em busca de investimentos, governador se reúne com órgão de desenvolvimento dos EUA

Agência Estadual de Notícias

Jonathan Campos/AEN
Com o objetivo de ampliar as fontes de recurso a serem utilizados nos projetos de infraestrutura do Paraná, a comitiva estadual liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve na sede da International Development Finance Corporation (DFC). A instituição de desenvolvimento do Governo dos Estados Unidos, localizada na capital do país, Washington, fornece empréstimos e investimentos diretos de capital para projetos de desenvolvimento liderados pelo setor privado.

Durante o encontro com a diretora de Operações da DFC, Agnes Dasewicz, Ratinho Junior falou sobre o pacote de concessões das rodovias federais e estaduais do Paraná, cujo primeiro lote será leiloado em 25 de agosto. Ele também detalhou o processo de Parcerias Público-Privadas que será utilizado para viabilizar novos investimentos em saneamento básico, em que a primeira concorrência está marcada para julho, e apresentou o projeto da Nova Ferroeste, cuja expectativa do Governo do Estado é obter a licença ambiental ainda neste ano.


“Apresentamos à diretora da DFC dados econômicos e geográficos que demonstram os diferenciais competitivos do Paraná, além de ressaltarmos que o Estado é atualmente uma referência nacional em sustentabilidade e lidera os índices de educação pública”, relatou o governador.

Ratinho Junior também destacou que o Paraná lidera a produção de carne de peixe e frango do Brasil, além de estar entre os primeiros estados na produção de carne suína e grãos. “Temos um PIB estadual maior do que o Uruguai, Paraguai e Bolívia juntos e estamos buscando parcerias e investimentos com diversos fundos e agências do mundo para captar recursos aos diversos projetos de infraestrutura que temos prontos”, acrescentou.

“Nosso objetivo é continuar aumentando a produção de alimentos de forma sustentável e fomentar a indústria de transformação, aumentando o valor agregado deles”, concluiu o governador.

DFC

A DFC foi constituída em 2019 a partir da fusão de outros órgãos financeiros, fundos de investimento e empresas ligadas ao setor. Ao final do encontro com o Governo do Paraná, a diretora de Operações da instituição lembrou que a DFC já possui atuação consolidada no Brasil e se mostrou animada a firmar parcerias com o Estado, em especial em projetos de infraestrutura ou de saúde, áreas em que o órgão já atua.

Entre as iniciativas financiadas pela instituição, destacam-se os setores de energia, saúde, infraestrutura crítica, tecnologia, inovação e mudança climática. No Brasil, a DFC já contava com uma carteira ativa de projetos que totalizam mais de US$ 1 bilhão, entre os quais uma garantia de carteira de empréstimo de US$ 50 milhões para apoiar a biodiversidade e a conservação da Amazônia.

No Brasil, o órgão também participa de ações ligadas ao diagnóstico da saúde da mulher; prestação de serviços de iluminação pública e infraestrutura; além de fornecer recursos para empresas brasileiras que promovam ações climáticas e sustentabilidade ambiental.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp