Frio intenso e geada marcam fim de semana no Paraná e previsão indica dias gelados durante a semana

AEN
11/08/2025 12h11 - Atualizado há 2 dias

Frio intenso e geada marcam fim de semana no Paraná e previsão indica dias gelados durante a semana
Geraldo Bubniak/AEN

O Paraná enfrentou um fim de semana gelado, com geada em diversas regiões, especialmente no Centro-Sul e na Região Metropolitana de Curitiba, devido à atuação de uma massa de ar frio. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as madrugadas continuarão com temperaturas baixas nos próximos dias, mas haverá elevação gradual das máximas à tarde. Não há previsão de chuva para esta semana no Estado.

Sábado (9) registrou as menores temperaturas em General Carneiro (-1,5°C), Palmas (-1,2°C), Guarapuava (-0,3°C), São Mateus do Sul (0,5°C), Laranjeiras do Sul e Pinhão (1,4°C), Pato Branco (1,8°C) e Cascavel (1,9°C). As máximas chegaram a 21°C em Cambará e no Litoral, enquanto no restante do Estado não passaram dos 20°C.

Cascavel não registrava frio tão intenso desde o fim de junho, quando marcou 1,8°C (23/06), -2,4°C (24/06) e 0,5°C (25/06).

Laranjeiras do Sul também teve no fim de junho suas temperaturas mais baixas do ano, chegando a -2°C no dia 24.

Domingo (10), Dia dos Pais, foi ainda mais gelado em algumas cidades, com mínimas abaixo de 2°C. Os destaques foram General Carneiro (-1,4°C), São Mateus do Sul (-1,4°C), Guarapuava (-1,1°C), União da Vitória (0,9°C), Fazenda Rio Grande (0,8°C), Cambará (0,7°C), Joaquim Távora (0,7°C), Lapa e Ponta Grossa (0,6°C), Palotina (0,4°C), Palmas (0,1°C), Francisco Beltrão (1,0°C) e Santa Maria do Oeste (1,9°C). As máximas mais elevadas, de 23°C, foram registradas apenas em Loanda, Guaíra e Cândido de Abreu.

Segunda-feira (11) começou com mínimas negativas ou próximas de zero em várias localidades: General Carneiro (-0,5°C), Palmas (-0,2°C), Pinhão (0,2°C), São Mateus do Sul (0,4°C), Guarapuava (1,5°C), Francisco Beltrão, Palotina e Telêmaco Borba (1,8°C). No Noroeste, as máximas devem alcançar 23°C.

A previsão para terça (12) e quarta-feira (13) mantém a possibilidade de geada no Centro-Sul, Oeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, com temperaturas abaixo de 5°C no amanhecer. No Oeste e no Norte, a massa de ar frio perde força gradualmente, e, com sol predominante, as máximas podem superar os 25°C à tarde. A amplitude térmica será o destaque em todo o Estado: manhãs geladas e tardes mais quentes.

Na quinta (14) e sexta-feira (15), a Região Leste, especialmente o Litoral, terá tempo nublado e temperaturas amenas. “Um cavado meteorológico, que é uma região alongada de baixa pressão, passará pelo oceano Atlântico próximo à costa do Paraná, favorecendo a entrada de ventos úmidos do mar para o continente, aumentando a nebulosidade no Litoral e no Leste do Estado, inclusive na Região Metropolitana de Curitiba”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Sem previsão de chuva e com sol predominando na maior parte do Paraná, a expectativa é que, no próximo fim de semana, as temperaturas fiquem mais agradáveis.

Sobre o Simepar

O Simepar conta com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, fornecendo dados para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. O trabalho inclui o monitoramento de fenômenos extremos, como tempestades, geadas, incêndios, secas e alagamentos.

As previsões para os 399 municípios paranaenses, com atualizações duas vezes ao dia, estão disponíveis no site www.simepar.br, incluindo temperaturas mínimas e máximas, volume de chuva esperado, umidade relativa e velocidade do vento, com detalhamento por hora para o dia e o seguinte.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp