Maringá reduz em 90% fila de consultas oftalmológicas infantis com mutirões no Hospital da Criança

Da Redação
22/07/2025 11h05 - Atualizado há 6 dias

Maringá reduz em 90% fila de consultas oftalmológicas infantis com mutirões no Hospital da Criança
Divulgação

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma significativa redução na fila de espera por consultas oftalmológicas pediátricas. Com os mutirões realizados dentro do programa Agora Tem Especialistas, a fila de 1.327 crianças caiu para apenas 143, o que representa uma diminuição de aproximadamente 90% na demanda reprimida.

As consultas estão sendo realizadas no Hospital da Criança desde a última quarta-feira (16) e seguem até sábado (26), com previsão de atendimento para cerca de 1,2 mil crianças.

Maringá foi escolhida como cidade-piloto do programa Agora Tem Especialistas no Paraná. A iniciativa prevê a realização de mais de 8,1 mil atendimentos especializados até dezembro de 2025 em hospitais credenciados à rede municipal. Só no Hospital da Criança, estão programados 2,2 mil atendimentos nas áreas de oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia.

No entanto, a Secretaria de Saúde chamou atenção para o alto índice de faltas. Entre os dias 16 e 20 de julho, das 600 crianças com consultas oftalmológicas previamente confirmadas, 211 não compareceram — sendo 58 ausências apenas no domingo (20).

“A equipe entra em contato com antecedência para confirmar as consultas e ainda realizamos os mutirões também aos domingos, justamente para facilitar a presença das famílias. Quando uma criança falta, outra deixa de ser atendida”, lamenta o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

A Prefeitura reforça o pedido para que os pais ou responsáveis mantenham os dados atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e comuniquem qualquer impossibilidade de comparecimento com antecedência, possibilitando o aproveitamento da vaga por outra criança da fila de espera.

Até o fim do mutirão, no sábado (26), mais de 700 atendimentos oftalmológicos ainda serão realizados no Hospital da Criança.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp