Paraná entrega restauração completa da PRC-280 e inicia novo trecho do Contorno Noroeste

AEN
17/07/2025 09h02 - Atualizado há 1 dia

Paraná entrega restauração completa da PRC-280 e inicia novo trecho do Contorno Noroeste
Ari Dias/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (16) o terceiro e último lote das obras de restauração em concreto da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná. Foram investidos R$ 180,9 milhões nesta etapa, que recuperou mais de 37 quilômetros da rodovia. Com isso, a revitalização completa chega a 140 quilômetros, transformando a estrada — antes considerada a pior do Estado — em um exemplo nacional de infraestrutura rodoviária.

Durante o evento, o governador também assinou a ordem de serviço para o Lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco (PR-916), que ligará a PR-493 à PRC-158, com 14,34 quilômetros de extensão. O projeto, com valor de R$ 148,9 milhões, tem prazo de 900 dias para conclusão, incluindo a elaboração do projeto e a execução da obra.

“É um dia histórico para o Paraná. Quando assumimos o governo, a PRC-280 era a rodovia mais perigosa, com alto índice de acidentes, mortes e deterioração. Apenas recapear não seria suficiente”, afirmou Ratinho Junior. “Adotamos uma solução moderna, com a tecnologia whitetopping, usada internacionalmente, e entregamos 140 quilômetros de estrada de concreto, capaz de suportar cargas pesadas com muito mais segurança e durabilidade.”

A escolha da tecnologia whitetopping, que reutiliza o asfalto antigo como base para a aplicação do concreto, foi pensada para fortalecer a logística regional, essencial para o escoamento da produção agropecuária e industrial rumo à capital e ao Porto de Paranaguá. A técnica garante uma durabilidade de até 20 anos, reduz custos de manutenção, aumenta a segurança e melhora o escoamento da água da chuva.

“A PRC-280 é um corredor estratégico para quem vem do Oeste do Paraná, de Santa Catarina e de outras regiões do País. A nova estrutura já está ajudando a reduzir acidentes e fortalecer a economia local”, destacou o governador.

Obras concluídas com antecedência

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), foi responsável pela fiscalização e gestão da obra, entregue cerca de quatro meses antes do prazo previsto. O secretário Sandro Alex enfatizou que o modelo implantado na PRC-280 serve de inspiração para outras rodovias da região. “Investimos quase R$ 500 milhões na restauração da rodovia. Ela virou símbolo do novo padrão de infraestrutura do Estado”, declarou.

Já o secretário das Cidades, Guto Silva, afirmou que a obra representa um marco para o desenvolvimento regional. “Muitas vidas se perderam nessa estrada. Agora, temos uma rodovia moderna, que oferece competitividade, segurança e dignidade ao Sudoeste.”

Detalhes técnicos da obra

O trecho recém-entregue possui 37,49 quilômetros e conecta o perímetro urbano de Pato Branco ao trevo da Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia, passando por Mariópolis. As faixas de rolamento possuem 3,5 metros de largura, com acostamentos de 2,5 metros, e placas de concreto com 22 centímetros de espessura. Terceiras faixas foram instaladas nos pontos mais críticos para facilitar ultrapassagens.

Além da pavimentação, foram realizadas melhorias como drenagem pluvial, sinalização horizontal e vertical, plantio de grama e instalação de dispositivos de segurança como tachas refletivas e defensas metálicas.

A rodovia, de pista simples, tem volume médio de até 8 mil veículos por dia, principalmente caminhões. Ela escoa grande parte da produção agropecuária e industrial da região.

Os investimentos nos três lotes totalizam R$ 476,4 milhões. O primeiro lote, entregue em março de 2023, ligou o Trevo Novo Horizonte a Palmas. O segundo, finalizado em dezembro do mesmo ano, abrangeu o trecho entre Palmas e Clevelândia.

Impacto na vida de quem utiliza
O caminhoneiro Adriel Eberlle, que transporta combustíveis na região, relatou a diferença que a obra trouxe. “Antes, parecia uma zona de guerra. Agora, consigo trafegar com segurança e ganhar tempo nas entregas”, disse.

O prefeito de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, destacou a importância da obra. “É um marco para o Sudoeste. A nova PRC-280 tem padrão internacional e já começamos uma nova etapa com o Contorno Noroeste. O olhar atento do Governo do Estado para nossa região faz toda a diferença”, afirmou.

Rodovias de concreto no Paraná

A PRC-280 foi a primeira rodovia do Estado a utilizar a técnica whitetopping, que passou a ser replicada em diversas regiões. Atualmente, o Paraná conta com 18 trechos em diferentes fases — planejamento, licitação, execução ou já concluídos — consolidando-se como o maior programa de rodovias de concreto do Brasil.

Até agora, foram investidos R$ 3,1 bilhões em aproximadamente 500 quilômetros. Outros quatro trechos ainda estão em fase de planejamento ou licitação. As obras se espalham pelo Estado: no Sudoeste, Centro, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba, incluindo duplicações e novas conexões estratégicas.

O modelo paranaense de infraestrutura está elevando o padrão nacional, com foco em segurança, durabilidade e eficiência logística.


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