10/05/2023 às 16h07min - Atualizada em 10/05/2023 às 16h07min

​Prefeitura lança projeto e entrega mais de 3,8 mil tablets para alunos de Maringá

Redação Paraná em Destaque

Divulgação/PMM
A gestão municipal investe em metodologia inovadora na rede municipal e promove novos avanços tecnológicos. O prefeito Ulisses Maia lança nesta quinta-feira, 11, o projeto de programação e robótica para os alunos das escolas municipais. Além disso, haverá a entrega de 3.850 tablets, que serão utilizados durante as aulas e para digitalização dos processos pedagógicos. As iniciativas reforçam o compromisso da gestão municipal com a educação conectada às transformações digitais. A cerimônia será às 14h no Auditório Hélio Moreira. 

Para o projeto de robótica, o município vai firmar convênio com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nesta primeira etapa, alunos de 10 escolas municipais aprenderão sobre pensamento computacional e linguagem de programação a partir do micro:bit, um pequeno computador programável de bolso. A expectativa é que o programa esteja implantado em 20 unidades até o fim do ano. A Secretaria de Educação (Seduc), com apoio da UEM, realizará a formação dos profissionais que vão utilizar a ferramenta com os alunos em sala de aula. O município já contratou estagiários da instituição para apoiar os professores da rede municipal durante as aulas. 


A partir do micro:bit, disponibilizado pela UEM, os alunos da rede municipal poderão criar programas e imagens combinando blocos de códigos, que podem ser vistos em linguagem computacional, como JavaScript. Além disso, as crianças poderão acessar, por meio dos notebooks disponíveis na rede municipal, um site para escrever programas e demais atividades. Com investimento de mais de R$ 10 milhões, o prefeito Ulisses Maia também realizará a entrega dos tablets.   

A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destaca que os avanços tecnológicos tornam a metodologia educacional da rede municipal ainda mais inovadora e criativa. “A partir desse programa de pensamento computacional, vamos incentivar os alunos a desenvolverem a criatividade digital e novas soluções. Isso é importante para a promoção de um processo de ensino-aprendizagem que instigue a inovação, empreendedorismo e autonomia”, diz. Ela lembra que, além do convênio, o município também elabora processo licitatório para implantação de Projeto de Educação Tecnológica na rede municipal de ensino, incluindo a aquisição dos kits de robótica educacional. 

Conectada à inovação e tecnologia, a gestão municipal já adquiriu, no total, mais de 5,1 mil notebooks para professores, alunos, escolas e CMEIs. São 3,3 mil equipamentos apenas para os professores, o que reforça o compromisso da gestão com a valorização dos servidores. A rede municipal também conta com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A ferramenta, voltada para alunos e professores do 1º ao 5º ano, instiga o aprendizado por meio de atividades lúdicas e gamificadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp