O vice-governador do Paraná, Darci Piana, recebeu nesta terça-feira (15) representantes da Nissin Foods para acompanhar o andamento das obras da nova unidade da empresa em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A reunião também contou com a presença do secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, e do cônsul-geral do Japão, Yasuhiro Mitsui.
Com investimento de R$ 1 bilhão por meio do programa Paraná Competitivo, a fábrica deve ser concluída até abril de 2027 e promete gerar mais de 550 empregos diretos na região. A construção reforça o papel estratégico do estado na atração de capital privado — o programa já viabilizou 467 projetos, somando R$ 57 bilhões em investimentos nos últimos seis anos.
“Esse investimento de peso da Nissin demonstra como o Paraná vem se consolidando cada vez mais como um polo atrativo para investimentos nacionais e internacionais”, afirmou o vice-governador Darci Piana.
Estrutura e expansão
A nova planta da Nissin está sendo construída no km 164 da PR-151, no sentido Ponta Grossa–Castro. O complexo ocupará uma área total de 413 mil m², sendo 68,2 mil m² de área construída.
A unidade irá produzir macarrão instantâneo tradicional (em pacotes) e cup noodles, com parte da produção destinada à exportação.
“Muito nos orgulha ter uma gigante como a Nissin em nosso Estado, não só gerando empregos, mas contribuindo para o desenvolvimento da região”, destacou Ortigara.
Apoio à formação de mão de obra e perspectiva de expansão
Além dos incentivos fiscais, o Governo do Paraná também oferecerá apoio à qualificação profissional dos trabalhadores, por meio de programas estaduais voltados à capacitação técnica.
“O Estado está colocando toda sua estrutura à disposição para apoiar esse grande investimento em Ponta Grossa”, afirmou o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.
Segundo Bekin, antes mesmo da conclusão da obra, já existem projeções de expansão da planta industrial, com novos investimentos em análise. A ampliação traria impacto direto na geração de empregos e no desenvolvimento da cadeia produtiva local.
Desenvolvimento sustentável e inovação
O programa Paraná Competitivo tem como foco atrair investimentos com impacto direto na geração de renda, empregos e inovação.
“Não se trata apenas de atrair empresas, mas de impulsionar o desenvolvimento sustentável e tecnológico do Paraná, diversificando a economia e garantindo benefícios para a população como um todo”, completou Ortigara.