O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, se reuniu nesta terça-feira (15) com o superintendente regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) em Londrina, engenheiro Leno Fanchin, para tratar dos danos estruturais no pontilhão da Rua Guaratinga, que passa sobre a PR-444 e está interditado desde 27 de junho.
Também participou do encontro o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati. A reunião teve como objetivo discutir as ações necessárias para liberar o tráfego na estrutura, que foi comprometida após um acidente ocorrido no dia 24 de junho.
“Fomos acompanhar a solução apresentada pelo DER para a reabertura do pontilhão, que deve ocorrer nos próximos dias, embora ainda sem prazo exato, pois serão necessárias algumas intervenções”, explicou o prefeito Rafael Cita.
“Os estudos técnicos já foram concluídos em conjunto com a nossa Secretaria de Obras. Após a liberação, o acostamento do lado direito permanecerá isolado”, completou.
Estrutura segue interditada
O viaduto está totalmente interditado desde o fim de junho, conforme solicitação formal feita pelo DER/PR, por meio do gerente regional do Vale do Ivaí, Carlos Eduardo Miguel. De acordo com o laudo técnico, foram identificados “danos consideráveis” que comprometem a integridade da estrutura, impossibilitando sua função de suporte e transferência de cargas.
O relatório ainda alerta que o tráfego de veículos sobre o pontilhão pode gerar sobrecargas e vibrações capazes de provocar desplacamento do concreto, oferecendo risco à segurança de quem trafega por baixo da estrutura. A orientação é que os motoristas evitem a área e utilizem rotas alternativas, sempre respeitando a sinalização no entorno.
Tráfego parcial na PR-444
Já a PR-444, no sentido Londrina, segue com tráfego parcialmente bloqueado, mas com fluxo normalizado desde 26 de junho, permitindo a continuidade da circulação com o devido monitoramento.