A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplicou neste domingo (13) as provas do Vestibular de Inverno 2025, com a participação de 9.045 dos 9.832 candidatos inscritos. O índice de abstenção foi de apenas 8%, o menor desde 2009, segundo a Comissão do Vestibular Unificado (CVU).
Os vestibulandos concorrem a 936 vagas distribuídas em mais de 70 cursos de graduação. A aplicação ocorreu em Maringá e em outras dez cidades do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Umuarama, Ponta Grossa e Curitiba.
A prova contou com 50 questões objetivas, no formato somatório, e uma redação. O gênero textual exigido foi artigo de opinião, com o tema: “A necessidade ou não de regulamentação das redes sociais para proteger crianças e adolescentes dos desafios na internet”.
De acordo com a coordenadora da CVU, Márcia Brito, o exame ocorreu sem incidentes. “O processo seletivo foi muito tranquilo, sem intercorrências. O atendimento foi eficiente e o destaque ficou para o baixo índice de faltas, o menor dos últimos 16 anos”, afirmou.
As provas e os gabaritos provisórios já estão disponíveis no site da CVU. O gabarito definitivo será divulgado em 25 de julho e o resultado final está previsto para 8 de agosto de 2025.
Para a realização do vestibular, a UEM mobilizou cerca de 1.500 profissionais entre fiscais de sala, coordenadores, motoristas, médicos, enfermeiros e outros responsáveis pela logística do exame.
Também no domingo ocorreram as bancas de heteroidentificação, voltadas à verificação de autodeclarações de candidatos cotistas negros (pretos e pardos). As entrevistas foram realizadas logo após a prova. O resultado será publicado no dia 16 de julho, às 17h, no site da CVU.
Mais informações podem ser consultadas no Manual do Candidato e no edital, disponíveis no site da CVU e no aplicativo Vestibular UEM. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (44) 3011-5705 ou pelo e-mail [email protected].