Governo do Paraná nomeia 988 novos professores para a rede estadual de ensino

AEN
07/07/2025 12h27 - Atualizado há 3 horas

Governo do Paraná nomeia 988 novos professores para a rede estadual de ensino
Roberto Dziura Jr./AEN

O governador em exercício Darci Piana e o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, assinaram nesta segunda-feira (7) a nomeação de 988 novos professores aprovados no concurso público realizado em 2023. Os profissionais vão atuar em escolas dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná, com início previsto para o segundo semestre letivo deste ano.

Com essa nova convocação, o número de profissionais efetivados no Quadro Próprio do Magistério (QPM) nos últimos anos supera 4,5 mil docentes em todo o Estado. O Paraná ficou uma década sem realizar concursos para professores antes da seleção de 2023.

Quem não assinou a nomeação nesta segunda-feira poderá tomar posse no prazo de até seis meses.

“Com esses novos profissionais, ultrapassamos a marca de 4,5 mil professores integrando a rede estadual. É mais um passo importante para manter o Paraná como referência na educação do Brasil”, destacou Darci Piana.

Ele também ressaltou que o estado subiu da sétima para a primeira colocação no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e que outras unidades da federação têm visitado o Paraná para conhecer as práticas adotadas.

Valorização da carreira docente
O secretário Roni Miranda afirmou que a contratação por concurso é um dos pilares da valorização dos profissionais da educação no Paraná.

“Ganha o professor, que ingressa de forma estável na rede, e ganham os estudantes, que terão educadores comprometidos e com vínculo duradouro”, disse.

Além das nomeações, o Estado implementa uma série de ações para fortalecer a carreira docente:

Ampliação da carga horária: 2 mil professores poderão dobrar a jornada de 20 para 40 horas semanais, após seleção interna, com efetivação ainda neste semestre;

Formação continuada: 2 mil docentes participarão do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), em parceria com as sete universidades estaduais;

Intercâmbio internacional: 250 professores viajarão ao Canadá neste semestre por meio do programa Ganhando o Mundo Professor;

Reajuste salarial: no fim de junho, o governador em exercício sancionou a lei que concede reajuste médio de 8,5% nos salários, com pagamento em folha excepcional no dia 11 de julho.

Depoimentos dos novos professores
Entre os nomeados, Tiago Wacheski, que dará aulas de química e matemática no NRE da Área Metropolitana Sul, celebrou a conquista.

“É a realização de um sonho. Estou muito feliz, realizado e grato por todo o caminho até aqui. Ainda não sei qual escola vou atender, mas estou ansioso para contribuir com a educação do Estado”, afirmou.

Reginaldo Martinatto, professor de sociologia e filosofia, já atuava na rede pública por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e também em colégios particulares.

“Foram 10 anos sem concurso, o que gerava incertezas. Agora, ser efetivado traz segurança e motivação para seguir na profissão”, disse.

Também professor de química, Fernando César Lorena comemora a estabilidade após mais de uma década de trabalho temporário.

“Participei do concurso anterior, mas não passei. Desta vez, fui aprovado e é uma grande alegria. Ter um cargo efetivo traz tranquilidade e motiva ainda mais dentro da sala de aula”, afirmou.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp