A construção da Ponte de Guaratuba alcançou 60% de execução pouco mais de um ano após o início das obras — um ritmo acelerado que só é possível graças à adoção de um recurso inédito em grandes projetos viários no Paraná: o trabalho noturno. Mesmo sob chuva, frio e sem luz natural, a obra segue firme durante a madrugada, retomando com força total ao amanhecer.
De acordo com a engenheira Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), órgão responsável pela obra, o turno da noite é fundamental para o cumprimento do cronograma. “Temos um prazo contratual desafiador, que exige a execução de alguns serviços durante a noite. Enfrentamos condições climáticas adversas, mas o ritmo não para”, destacou durante visita ao canteiro nesta quinta-feira (3).
Atualmente, as equipes trabalham na execução dos balanços sucessivos, técnica utilizada na montagem do trecho estaiado da ponte. À noite, são realizados serviços como a armação de ferragens, etapa preparatória para que o trabalho diurno ganhe produtividade. Durante o dia, há intensa movimentação de cargas e materiais.
Segundo o engenheiro civil Gabryel Henrique Malanote Peixoto, responsável pela produção noturna dentro do consórcio executor da obra, apenas os serviços de terraplenagem e contenções não são realizados no período noturno. Todos os demais avançam conforme o planejamento, como escavações, montagem de fôrmas, cravação de camisas metálicas, concretagem e ajustes no fundeio de balsas.
O efetivo também se adapta à mudança de turno: cerca de 650 operários atuam durante o dia, enquanto cerca de 100 trabalham à noite, entre 16h30 e a madrugada. “À noite, muitas vezes finalizamos atividades iniciadas no turno diurno e preparamos materiais e equipamentos para que a equipe do dia atue com mais eficiência”, explica Peixoto.
O trabalho com iluminação artificial exige cuidados redobrados para garantir a segurança dos trabalhadores. “As manobras com balsas, o transporte de cargas e o uso de equipamentos requerem atenção especial devido à visibilidade reduzida”, afirma a engenheira Janice Soares. Ela ressalta que o diferencial do turno noturno está nas exigências de segurança e na qualificação específica dos operários para esse tipo de jornada.
Detalhes da execução
A obra da Ponte de Guaratuba está localizada na PR-412, no município de Guaratuba, e abrange um trecho de 3,07 km, incluindo acessos estruturados nas duas extremidades. O relatório de maio apontou avanços importantes, como a fabricação e lançamento de vigas longarinas pré-moldadas, execução de travessas, aduelas dos apoios 4 e 5, além da concretagem de lajes no trecho pré-moldado.
Até o momento, foram concretadas 50 das 64 estacas previstas: 17 no trecho estaiado e 33 no trecho pré-moldado. A ponte terá mais de 1.200 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança em cada sentido, ciclovia e calçadas com guarda-corpos, oferecendo segurança e mobilidade aos moradores e visitantes do litoral.
A obra é executada pelo DER/PR, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL), e pode ser acompanhada em tempo real por meio das câmeras no site oficial: www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.