População de Curitiba ajuda e acolhimento da FAS bate dois recordes em noite gelada

Da Redação
02/07/2025 12h10 - Atualizado há 14 horas

População de Curitiba ajuda e acolhimento da FAS bate dois recordes em noite gelada
Hully Paiva/SECOM

O frio e a chuva levaram um número recorde de pessoas em situação de rua aos abrigos mantidos pela Prefeitura de Curitiba na noite desta terça-feira (1/7). Ao todo, 1.590 pessoas foram acolhidas, o maior número já registrado pela Fundação de Ação Social (FAS) desde sua criação, em 1993. Em noites de temperaturas mais amenas, a média é de 1.400 acolhimentos.

Outro recorde da noite foi o número de chamados feitos pela população à Central 156, solicitando atendimento a pessoas em situação de desabrigo. Foram 154 protocolos abertos em apenas uma noite. Em comparação, a média durante noites mais quentes costuma ser de 30 chamados. Desde o início da Operação Inverno, em 15 de maio, essa média era de 51 registros noturnos.

O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, destaca que a participação da população é decisiva para o sucesso das ações. “Nós agradecemos esse apoio dos curitibanos e pedimos que sigam nos ajudando a proteger as pessoas em situação de rua”, afirma.

A orientação é para que qualquer cidadão entre em contato com a Central 156, por telefone, aplicativo ou site, sempre que avistar alguém em situação de risco por causa do frio.

Operação Inverno
Os recordes desta terça-feira foram registrados durante a Operação Inverno 2025, coordenada pela FAS e pela Defesa Civil de Curitiba para proteger a população mais vulnerável durante os períodos de frio intenso.

Sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 8ºC, a ação é intensificada com a mobilização de mais equipes nas ruas. Desde segunda-feira (30/6), 19 equipes atuam diariamente nas abordagens sociais e na oferta de acolhimento — um reforço importante em comparação às quatro equipes em operação nas noites mais quentes.

Após a 1h da manhã, o trabalho segue sob responsabilidade da Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona 24 horas. Já durante o dia, a partir das 8h, as equipes dos Creas e da CES continuam os atendimentos até as 17h, de forma integrada, para antecipar abordagens e reduzir a demanda noturna.

Com a previsão de continuidade do frio, o reforço das ações deverá seguir até sexta-feira (4/7).

Balanço da noite
Durante a noite, as equipes da FAS fizeram 265 abordagens sociais, sendo 241 a homens e 24 a mulheres. Das pessoas acolhidas, 90 foram encontradas nas ruas e encaminhadas a casas de passagem ou hotéis sociais. Duas estavam em situação de saúde grave e foram levadas para unidades de pronto atendimento, enquanto três aceitaram retornar para suas famílias.

Mesmo com frio e chuva, 138 pessoas recusaram o acolhimento e foram orientadas sobre os serviços disponíveis e os riscos de permanecerem nas ruas. Outras 32 pessoas não aceitaram conversar com as equipes. Para esses casos, a FAS distribuiu 138 cobertores e mantas térmicas.

Rede de acolhimento reforçada
A Prefeitura de Curitiba mantém 1.640 vagas fixas de acolhimento e outras 83 emergenciais, ativadas em dias de frio extremo, sendo 80 para homens e 3 para mulheres. A rede é composta por 33 unidades, das quais 19 são exclusivas para pessoas em situação de rua.

Esses espaços oferecem refeições, roupas limpas, banho quente, higiene pessoal e um lugar seguro para dormir, sempre com atendimento humanizado e apoio técnico especializado.

Caso a taxa de ocupação atinja 90% da capacidade, pode ser acionado o Plano de Contingência Municipal, com a abertura de locais provisórios como escolas, ginásios e centros comunitários.

A Operação Inverno 2025 segue até 22 de setembro e envolve dez secretarias municipais, que atuam de forma integrada para garantir atendimento digno e proteção à população em situação de vulnerabilidade.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp