O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta quinta-feira (12) com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em Assunção, capital do país vizinho. A agenda bilateral abordou projetos estruturais e logísticos estratégicos para ambos os países, com destaque para a Ponte da Integração, o Porto de Paranaguá e a infraestrutura na região da Costa Oeste do Paraná.
Durante o encontro, os líderes discutiram os próximos passos da nova ponte entre Brasil e Paraguai, que já está concluída e interliga as cidades de Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco. A obra, com 760 metros de extensão, foi projetada para direcionar o tráfego de veículos pesados, aliviando a movimentação na Ponte da Amizade, atualmente saturada.
Ratinho Junior destacou que os trabalhos agora estão concentrados na finalização dos acessos à ponte. “Conversamos sobre os cronogramas. No lado brasileiro, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está conduzindo a obra da Perimetral Leste, que já ultrapassou 65% de execução. No lado paraguaio, os acessos são responsabilidade do governo local. Também estamos organizando futuras agendas para visita técnica e inauguração oficial”, afirmou o governador.
Outro tema importante da reunião foi o uso do Porto de Paranaguá por parte do Paraguai. Desde 1957, o país vizinho possui uma área exclusiva no terminal portuário paranaense, localizada na primeira parte do Armazém 8. Esse espaço alfandegado é administrado pela Administración Nacional de Navegación y Puertos (ANNP), ligada ao governo paraguaio, e permite a movimentação de mercadorias sem incidência de tributos.
Atualmente, as cargas mais comuns no entreposto incluem caminhões, tratores, colheitadeiras e outros equipamentos agrícolas. Com os novos investimentos em infraestrutura logística — como a duplicação da BR-277 no novo programa de concessões rodoviárias — e a inauguração da nova ponte, a expectativa é consolidar ainda mais o papel do Paraná como corredor de entrada e saída para o comércio marítimo do Paraguai.
A última pauta da reunião tratou da ampliação do Porto Internacional de Santa Helena, localizado na Costa Oeste do Paraná. A estrutura é um ponto estratégico de integração com o Paraguai, utilizado para o transporte de cargas e passageiros por meio do Lago de Itaipu, com ligação direta ao terminal paraguaio de Puerto Indio.
“Santa Helena é uma conexão muito importante que queremos desenvolver. Temos total interesse em ampliar as trocas comerciais nessa região, o que também ajudaria a reduzir o fluxo intenso de caminhões que hoje passa por Foz do Iguaçu”, explicou Ratinho Junior.
Com esses projetos, o Paraná reforça seu papel estratégico na integração logística com o Paraguai, fortalecendo as relações comerciais e contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável dos dois países.