Londrina terá mais 680 moradias do Minha Casa Minha Vida

Da Redação
24/05/2025 11h09 - Atualizado há 9 horas

Londrina terá mais 680 moradias do Minha Casa Minha Vida
Rodolfo Gaion/CMTU

Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Tiago Amaral assinou, simbolicamente, a ordem de serviço para edificação de quatro residenciais na zona norte: Hortênsias, Girassol, Tulipas e Lírio dos Vales. Os empreendimentos contarão com 680 unidades habitacionais, ao todo, com a estimativa de beneficiar cerca de 3 mil londrinenses de baixa renda. O evento foi realizado no canteiro de obras do Residencial Hortênsias.

 

Das 680 unidades habitacionais, 200 serão no Residencial Lírios do Vale (Jardim Maria Lucia), 200 no Hortênsias (Residencial Horizonte), 152 no Girassol (Jardim São Jorge), e 128 no Tulipas (Gleba Jacutinga).  As unidades habitacionais têm de 48 a 53 metros quadrados, divididos em dois dormitórios, um banheiro, sala/área de serviço e varanda.

A conclusão das obras tem prazo de 18 meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço. Somados, os investimentos nos quatro empreendimentos perfazem o valor de R$ 110.728.748,00.

As unidades podem ser financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do Governo Federal, na Faixa 1, que atende famílias com renda mensal de até R$ 2.850,00, e serão subsidiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que possibilita prestações com valor baixo. O FAR é um dos principais fundos que apoiam as políticas habitacionais do Governo Federal, visando promover o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda.

O processo de seleção de famílias iniciará entre os meses de outubro e novembro de 2025, quando a evolução da obra estiver próxima de 50%. A Cohab Londrina abrirá período para as famílias interessadas se inscreverem e apresentarem a documentação necessária para comprovação dos critérios, conforme as normativas do MCMV.

O prefeito Tiago Amaral destacou que hoje é um dia muito feliz, pois se concretiza uma ação que beneficiará um grande número de londrinenses. “Viemos aqui não apenas para acudir quem está sem casa, viemos entregar esperança. Esses apartamentos marcam o início de um jeito de pensar que coloca o povo londrinense no centro da nossa atenção. Por isso, estou muito feliz de estar aqui, como prefeito da cidade de Londrina, trazendo soluções para as pessoas. Todos têm direito a um lar para viver dignamente com suas famílias, por isso a minha felicidade. Esta ação é uma demonstração de que não viemos apenas com boas intenções, viemos com trabalho concreto e real”, enfatizou.

Amaral explicou que, como as unidades serão subsidiadas pelo FAR, serão muito mais acessíveis para a comunidade. “Estamos falando de um programa do FAR, que praticamente não tem custo para as pessoas que vão adquirir. É um programa sensacional, que se concretiza por meio de uma parceria muito forte entre a Prefeitura e os governos estadual e federal, lembrando que a última assinatura de FAR ocorreu há mais de 11 anos em Londrina. Serão quase 700 casas que já conseguimos viabilizar nestes primeiros cinco meses de mandato, para beneficiar o cidadão londrinense”, enfatizou.

O prefeito contou, ainda, que a sua equipe de governo esteve em Brasília, nesta semana, e voltou com a sinalização de mais uma quantidade muito expressiva de residências viabilizadas pelo sistema do FAR. O objetivo é equacionar as dificuldades existentes no Aparecidinha, Flores do Campo, União da Vitória e outras regiões que têm áreas necessitando de moradias dignas. “Estas são ações prioritárias da nossa administração, para cuidar das famílias de Londrina. Nós vamos resolver o problema das habitações irregulares, pois essa é uma determinação minha”, frisou.

O vice-prefeito de Londrina, Junior Santos Rosa, que é da região norte da cidade, expressou sua satisfação em poder atender as pessoas que mais precisam de moradia. “É com muita alegria que retornamos aqui, onde nós prometemos que trabalharíamos na política pública da habitação e, principalmente, com o recurso do FAR que possibilita contemplar uma margem muito importante da população mais vulnerável, que precisa da política pública da casa própria. Poder voltar aqui não só com um discurso, mas com ações efetivas, nos alegra e nos motiva a trabalhar. Este tipo de ação será ampliada durante o nosso governo, beneficiando a vida de milhares de pessoas em Londrina”, relatou.

O presidente da Cohab Londrina, Luciano Godoi Martins, frisou que há mais de oito anos não havia entrega de unidades habitacionais em Londrina. “O Fundo de Arrendamento Residencial contempla justamente quem mais precisa ter o direito social à moradia, porque sabemos que a moradia é o pilar dos demais direitos sociais, como educação, saúde e outros. O FAR atende os mais vulneráveis, com prestações que podem ser isentas e também parcelas que cabem dentro do bolso das pessoas. Então, é um sucesso absoluto esse programa, assim como a atuação da administração Tiago Amaral quanto à habitação em Londrina nesses cinco primeiros meses de governo”, apontou.

Representando a União, a deputada federal Lenir de Assis ressaltou que o estado tem que estar atento às necessidades das pessoas, por meio do apoio aos programas e às políticas sociais, nas áreas da assistência social, educação, saúde, moradia e outras. “É uma honra poder representar a cidade de Londrina, e é uma honra estar no governo federal e representar o governo neste evento. Parabéns a todos e Deus abençoe a vida das famílias que vão habitar estes empreendimentos”, afirmou.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp