As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 55,7% de execução, conforme o novo relatório técnico divulgado recentemente. Este é o primeiro balanço após o marco simbólico da metade da obra e apresenta avanços significativos em diversas frentes de trabalho.
Durante o mês de abril, prosseguiram os serviços de cravação, escavação e concretagem das estacas do trecho pré-moldado, além da fabricação e lançamento das vigas longarinas. Também houve progresso na execução das travessas e lajes desse mesmo trecho, bem como das aduelas de disparo dos apoios 4 e 5.
Atualmente, já é possível observar o avanço da estrutura de sustentação e da pista sobre a baía, nas proximidades de Guaratuba. Na infraestrutura, segue em andamento a concretagem de estacas tanto no trecho estaiado — que receberá a estrutura metálica característica da ponte — quanto no trecho pré-moldado. Ao todo, serão 64 estacas: 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
Na superestrutura, os trabalhos de fabricação das vigas longarinas pré-moldadas continuam, totalizando até o momento 81 peças fabricadas e 65 já instaladas. Também segue o lançamento das placas pré-moldadas de concreto, ou pré-lajes, sobre essas vigas, etapa que antecede a consolidação da pista destinada a veículos e ciclistas.
De acordo com o Consórcio Supervisor da obra, já foram utilizados aproximadamente 2.500 toneladas de aço e 17 mil metros cúbicos de concreto. Para o controle térmico durante a cura do cimento, também foram empregadas 250 toneladas de gelo.
“Estamos construindo uma ponte que utilizará cerca de 10 mil toneladas de aço, o equivalente ao peso da Torre Eiffel. É uma obra grandiosa, esperada há mais de quatro décadas pela população de Guaratuba”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. A entrega da ponte está prevista para abril de 2026.
Trecho estaiado em destaque
No trecho estaiado, o relatório aponta a conclusão das estacas e blocos de coroamento (infraestrutura), além dos pilares das torres principais (mesoestrutura). Já foi finalizada a aduela de partida do apoio 4, e iniciada a armação da aduela de partida do apoio 5. Devido à complexidade estrutural, a aduela do apoio 4 foi executada em três etapas de concretagem, com a última realizada em abril.
Avanços nos acessos
No lado de Guaratuba, os serviços de contenção seguem com a execução de solo grampeado e estacas raiz nos morros, além da escavação para rebaixamento da rampa de acesso. Também houve avanço na terraplenagem de áreas próximas.
Em Matinhos, foi concluída a implantação de um desvio provisório que, futuramente, será parte do acesso à comunidade de Cabaraquara, incluindo serviços de pavimentação.
“Estamos com frentes de trabalho ativas em ambos os lados da baía, garantindo os acessos à ponte sem interferir na mobilidade local. Todo o processo segue um planejamento minucioso, com aplicação das tecnologias mais modernas em engenharia”, afirmou Fernando Furiatti, diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Investimento e estrutura
Com 55,7% de execução física e financeira, o projeto já representa um investimento de R$ 215,5 milhões (valores iniciais do contrato). A ponte terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo.
Mais informações e imagens em tempo real da obra podem ser acompanhadas no site oficial: www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.