A Campanha de Atualização de Rebanhos no Paraná completou 12 dias com mais de 19 mil propriedades rurais já regularizadas. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Departamento de Saúde Animal (Desa) da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), abrange as 23 regiões atendidas pelos Escritórios Regionais da agência. O prazo final para a atualização é 30 de junho.
A regional de Toledo lidera a campanha até o momento, com 13,4% das propriedades já atualizadas, o equivalente a 1.521 explorações pecuárias. Em seguida aparecem as regionais de Ivaiporã (13,2%) e Maringá (12,9%), com 736 e 685 propriedades, respectivamente.
Por outro lado, algumas regiões ainda registram baixa adesão. Em Paranaguá, apenas 4,5% das propriedades atualizaram os dados — o que representa 20 cadastros entre 425 pendentes. As regionais de Curitiba (7,1%) e Campo Mourão (8,6%) também estão entre as que menos avançaram até agora.
De acordo com o chefe do Departamento de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, o balanço inicial é positivo em algumas regiões, mas preocupa em outras. “Há locais com bom ritmo de atualização, mas também estamos reforçando ações em regiões com baixa adesão para incentivar os produtores a regularizarem seus cadastros o quanto antes”, afirmou.
Alerta ao produtor
A Adapar reforça que quem não atualizar o rebanho até 30 de junho estará sujeito a penalidades legais, incluindo multas. A falta da atualização também impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o transporte e o abate de animais. A agência realizará busca ativa em propriedades com pendências, o que pode gerar autuações.
Como atualizar
Os produtores podem fazer a atualização de três formas:
Pelo aplicativo Paraná Agro;
Pelo site da Adapar;
Presencialmente, nas Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritórios de Atendimento municipais.
Para acessar o sistema, é necessário que o CPF do produtor esteja cadastrado. Em caso de necessidade de ajustes cadastrais (como correção de e-mail), o telefone de contato é: (41) 3200-5007.