A Autarquia Municipal de Educação está implantando um moderno sistema de gestão de dados nos 24 centros infantis (CMEIs) e 36 escolas da sua rede. A medida visa otimizar o trabalho das equipes diretivas e gerar estatísticas educacionais mais precisas. Na sexta-feira (05), os secretários e assistentes de atendimento das unidades de ensino iniciaram uma formação para aprenderem a utilizar e alimentar o banco de dados. O curso segue até a próxima semana e envolverá também os diretores e coordenadores escolares.
A empresa Ômega Tecnologia da Informação Ltda. venceu o processo licitatório e será a responsável pela implantação do sistema de gestão de dados, bem como pelo treinamento dos servidores, na rede municipal de educação de Apucarana.
O prefeito Junior da Femac destacou a importância da iniciativa. “O Ministério da Educação baseia-se em estatísticas, de quantidade de matrículas, transferências e rendimento dos alunos, a fim de enviar os recursos que o município utiliza para custar a merenda, o transporte escolar e outras despesas. Por isso, é essencial que a Autarquia Municipal de Educação disponha de dados fidedignos e atualizados,” explicou.
“O sistema da Ômega também facilitará a gestão dos recursos humanos na nossa rede. Por meio dele, por exemplo, nós ficaremos sabendo em tempo real quando algum professor ou servidor for afastado – por atestado médico, licença, aposentadoria, entre outros motivos – e qual a melhor forma de realocarmos os profissionais para garantir o atendimento aos estudantes,” disse.
A implantação do sistema gestão de dados educacionais acontecerá gradativamente e deverá estar em pleno funcionamento até o final do ano.