Ministro da Defesa, José Múcio confirma instalação do ILS no Aeroporto de Londrina em dezembro

Da Redação
08/05/2025 11h23 - Atualizado há 1 dia

Ministro da Defesa, José Múcio confirma instalação do ILS no Aeroporto de Londrina em dezembro
Divulgação/Tiago Amaral

O ministro da Defesa, José Múcio, confirmou nesta quarta-feira (7) que o sistema de pouso por instrumentos (ILS) será instalado no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, até dezembro deste ano. O anúncio foi feito durante reunião em Brasília com o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, e os deputados federais Luísa Canziani e Filipe Barros.

A solenidade de inauguração do sistema está pré-agendada para o dia 10 de dezembro, data em que Londrina comemora 91 anos. O evento deve contar com um voo inaugural operado com o auxílio do ILS.

Segundo o ministro, foi determinada a inclusão da aquisição do equipamento no orçamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Além disso, a concessionária CCR Aeroportos, responsável pela administração do terminal, foi informada da necessidade de antecipar as adequações necessárias para instalação ainda neste ano.

O ILS atende aos requisitos da Associação Brasileira de Aeronáutica e é uma demanda antiga de Londrina e de toda a região Norte do Paraná, especialmente por aumentar a segurança e confiabilidade de pousos e decolagens em condições meteorológicas adversas.

O prefeito Tiago Amaral destacou o esforço coletivo que possibilitou o avanço da pauta. “Depois de anos de pedidos, reclamações e descrença, conseguimos garantir que Londrina terá o ILS ainda em 2025. Isso é fruto de uma forte articulação política e do envolvimento da sociedade civil organizada”, afirmou.

A deputada federal Luísa Canziani também celebrou a conquista: “É uma demanda histórica da nossa região. A instalação do ILS representa um avanço logístico importante que deve atrair mais investimentos e fortalecer a economia local”.

Já o deputado Filipe Barros lembrou que o tema foi uma das prioridades ao assumir a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara. “Logo no início do mandato entrei em contato com o Ministério da Defesa e com a Aeronáutica para buscar uma solução. Hoje, mostramos que a união das lideranças locais faz a diferença”, afirmou.

A CCR Aeroportos informou que já concluiu todos os investimentos necessários em infraestrutura para receber o sistema e está em tratativas com o DECEA, órgão responsável pela implantação técnica do equipamento.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp