O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), promove neste sábado (10), das 8h às 17h, o Dia D Estadual de Multivacinação. A ação mobiliza profissionais da saúde em todo o estado para oferecer à população diversas vacinas, com foco especial nos imunizantes contra gripe (Influenza), Covid-19, febre amarela e sarampo, além das vacinas de rotina. A meta da campanha é aplicar 300 mil doses ao longo do dia.
A iniciativa conta com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e do Ministério da Saúde.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virgínia Dobkowski Franco dos Santos, os preparativos estão na fase final. “Estamos concluindo a confirmação das salas de vacinação que estarão abertas. Mais de 10 mil profissionais estarão mobilizados em todo o estado. A expectativa é alcançar, ou até superar, a meta estabelecida”, afirmou.
Nesta semana, dois caminhões com vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 (Pfizer Baby) foram enviados como reforço aos estoques dos municípios. Os demais imunizantes já vêm sendo distribuídos gradualmente nas últimas semanas para garantir a cobertura da campanha.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou o convite à população: “Contamos com a participação de todos. Este será um momento importante para atualizar a carteirinha de vacinação, principalmente para quem tem dificuldade de comparecer durante a semana. Os estoques estão reforçados e as equipes preparadas para atender pessoas de todas as idades”.
Vacina contra a dengue será aplicada em 217 municípios
A campanha também incluirá a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 217 municípios previamente selecionados pelo Ministério da Saúde. O imunizante reduz o risco de infecção sintomática e hospitalizações pela doença, representando uma medida estratégica no combate ao vírus.
As doses estarão disponíveis nas regionais de saúde de Paranaguá (1ª RS), Foz do Iguaçu (9ª RS), Cascavel (10ª RS), Campo Mourão (11ª RS), Umuarama (12ª RS), Paranavaí (14ª RS), Maringá (15ª RS), Apucarana (16ª RS), Londrina (17ª RS), Toledo (20ª RS) e Ivaiporã (22ª RS).